Os trabalhos de limpeza, remoção dos graffiti e pintura do Monumento ao Rei-Poeta Al´Mu-Tamid, situado no Parque da Cidade, iniciaram-se na passada semana. O projeto era suposto ter sido realizado em janeiro, mas foi sendo sucessivamente adiado devido às condições atmosféricas.

Recorde-se que, neste monumento, o visitante pode econtrar 10 poemas de Al’Mu-Tamid representados em painéis de azulejo, que estão traduzidos em português. A intervenção agora em curso, integra ainda a pintura das instalações sanitárias  e do portão da bomba de água situados neste espaço de lazer.

Quem foi Al-Mu’tamid?

Al-Mutamid era, no século XI, senhor de várias cidades do sul de Portugal e Espanha. Foi também um dos maiores poetas do seu tempo e, ainda hoje as suas palavras são recordadas.

Beja, Silves, Sevilha eram cidades que integravam um dos mais brilhantes reinos muçulmanos da Península Ibérica e que tinha como senhor Al-Mu’tamid Ibn Abbad, um príncipe e um poeta que ainda hoje é recordado na literatura árabe.

Nascido em Beja, Al-Mu’tamid foi governador de Silves, cujo castelo tomou em nome do pai, rei da Taifa de Sevilha, trono que herdou e perdeu posteriormente na intensa guerra que opunha os muçulmanos a sul e os cristão do norte.

O último rei de Sevilha morreria no exílio em  Marrocos.

Fonte: CMB; RTP Ensina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here