A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) anuncia que, entre os dias 26 de fevereiro e 31 de março, vão decorrer sessões webinar gratuitas para todos aqueles com interesse e vontade em aprender mais sobre o mundo dos vinhos.

A atual situação de confinamento impede a realização de eventos presenciais, pelo que a CVRA criou a iniciativa online para permitir aos interessados adquirir conhecimentos sobre os mais variados temas, nomeadamente, as provas de vinho, o enoturismo, a sustentabilidade e o todo o processo de criação de vinhos, desde a uva à garrafa.

A estrear as sessões, no dia 26 de fevereiro, pelas 17h00, decorre a iniciativa “Provar como um profissional”, que tem como anfitriões Teresa Gomes, sommelier e wine educator, e Luís Pedro Amorim, diretor de Laboratório dos Vinhos do Alentejo. Nesta sessão, os participantes vão aprender como degustar um vinho e como sentir e identificar aromas.

O segundo webinar “Enoturismo: Presente e Futuro”, a decorrer no dia 5 de março, pelas 15h00, vai contar com a participação da diretora do departamento de Dinamização de Oferta e Recursos, Teresa Ferreira, da presidente da Apeno, Maria João Almeida, e do presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, Vítor Silva, que vão debater o panorama atual do enoturismo nacional e fornecer ferramentas necessárias para a preparação do futuro.

Segue-se o webinar “Mulheres à Volta do Vinho”, que decorre no dia 8 de março, pelas 17h00, onde as oradoras Cecília do Carmo, produtora na Adega do Montado, Sandra Gonçalves, enóloga do Dona Maria Wines, e Maria Pica, diretora de exportação na Quinta do Paral, contam as suas experiências no mundo dos vinhos em primeira mão.

Já no dia 18 de março, pelas 15h00, terá lugar a sessão “Sustentabilidade: o Futuro dos Vinhos” que conta com a presença de João Barroso, coordenador do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), Clara Roque do Vale, produtora da Casa Clara, Helena Ferreira, directora de produção e gestão de qualidade e segurança alimentar da Adega de Borba e Luís Duarte, enólogo da Herdade dos Grous, para discutir a adoção de práticas transversais à sustentabilidade dos negócios, desde as vindimas até à comercialização.

“Da Uva à Garrafa” é o tema do dia 25 de março, com ínicio às 15h00, que tem como oradores José Miguel d´Almeida, membro da ATEVA, o enólogo Paulo Laureano, Maria João Cabrita, professora da Universidade de Évora, Arlindo Rato, diretor do departamento de fiscalização dos Vinhos do Alentejo e Rita Tavares, produtora da SOVIBOR. Em discussão vai estar todo o processo de criação de vinhos, desde o momento de colheita da uva até ao produto final, passando pelo processo de controlo e certificação.

A finalizar a iniciativa, no dia 31 de março, decorre o webinar “Oportunidades de mercado do Vinho no Brasil”, no qual os participantes poderão explorar temas como o do crescimento do mercado de vinhos online.

Francisco Mateus, presidente da CVRA, explica que “este é um evento que visa promover o trabalho dos produtores de Vinho do Alentejo e manter o dinamismo tão característico da região. Uma vez que estamos impedidos de realizar os eventos presenciais, é necessário reinventarmo-nos e optar por soluções que permitam dar a conhecer os vinhos da nossa região.”

As sessões decorrem através da plataforma Zoom e são limitadas a 100 participantes. No entanto, se o número de inscrições exceder, vai ser possível assistir, em direto, através do canal de YouTube dos Vinhos do Alentejo.

PROGRAMA DO EVENTO “VINHOS DO ALENTEJO WEBINAR SESSIONS”

26 de fevereiro, pelas 17h00 | “Provar como um Profissional”

 5 de março, pelas 15h00 | “Enoturismo: Presente e Futuro”

8 de março, pelas 17h00 | “Mulheres à volta do Vinho”

 18 de março, pelas 15h00 | “Sustentabilidade: Futuro dos Vinhos do Alentejo”

25 de março, pelas 15h00 | “Da Uva à Garrafa”

31 de março, horário definir | “Oportunidades de mercado do Vinho no Brasil”

 O programa completo das sessões poderá ser consultado no website (https://www.vinhosdoalentejo.pt/) ou redes sociais dos Vinhos do Alentejo.

SOBRE A COMISSÃO VITIVINÍCOLA REGIONAL ALENTEJANA:

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.

O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 22,9 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Angola, EUA, Polónia e China.

Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.

Fonte: Vinhos do Alentejo / Nota de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here