“Adopte um Amigo” é o nome da parceria realizada entre as associações «Os Amigos de São Manços» e «São Manços + Jovem» que assenta numa bolsa de voluntariado destinada a apoiar os seniores.

Tem como princípio geral dinamizar atividades com vista à promoção da autonomia, combate ao isolamento social e valorização da pessoa idosa através de encontros intergeracionais. Atividades que estimulam o desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial e são garantidas por voluntários da ASM+J.

Envolvem membros de ambas as entidades, bastando ser associado numa delas para participar, preenchendo uma ficha de inscrição. Com base nos interesses e horários de ambos, o jovem contacta o idoso, geralmente uma vez por semana, fazendo-lhe companhia e inclusive organizando pequenos passeios/caminhadas juntos.

Uma parceria pensada no seio da associação «Os Amigos de São Manços», à qual a «S. Manços+Jovem» aderiu prontamente, tendo o protocolo sido assinado entre ambas em Setembro de 2020, como explicou a Directora Técnica de “Os Amigos de S. Manços”, Ana Ventura. A técnica aproveitou também para “agradecer à Associação São Manços + Jovem o seu importante apoio e colaboração neste projeto, porque o trabalho em rede, parceria e partilha é fundamental para o desenvolvimento e sucesso das atividades dinamizadas”.

Pode conhecer melhor este projecto e o trabalho desenvolvido por estas instituições na internet em https://www.facebook.com/Associação-Os-Amigos-de-S-Manços-1694575827430619/ ou em https://www.facebook.com/asmjovem

Refira-se que esta boa prática foi apresentada pela associação “Os Amigos de S. Manços” numa reunião do Conselho Local de Ação Social de Évora (CLASE) havendo outras mais a serem dinamizadas em diversas associações concelhias, que a seu tempo, de igual modo, aqui divulgaremos.

Fonte: Câmara Municipal de Évora

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here