Twitter rectangular
Alentejo Hoje

PSP de Évora assinala 142 anos

Nota de imprensa

31 Julho 2017 | Fuente: PSP Évora

No dia 1 de agosto, a Polícia de Segurança Pública de Évora comemora o seu 142.º Aniversário. A cerimónia terá lugar pelas 15H20, na cidade de Évora e será presidida pela secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, contando também com a presença do diretor nacional da Polícia de Segurança Pública e demais entidades representantes das várias estruturas civis e militares da cidade de Évora e Estremoz.
No decorrer da cerimónia será efetuada entrega de medalhas a elementos policiais que foram condecorados pelas mais diversas situações.
A Polícia de Segurança Pública de Évora teve a sua origem no Corpo de Polícia Civil, criado por iniciativa da Junta Geral do Distrito de Évora em 1875, iniciou o seu funcionamento naquele ano, no dia 1 de agosto, com um efetivo de 20 homens, dois chefes de esquadra, dois cabos de secção e 16 Guarda.
Com o advento da República surgiu a sua primeira modificação, de civil passava a cívica. Apenas ao nível do nome a mudança surgiu, é certo, mas era o prenúncio de outras bem mais profundas. Mudaram os seus comissários, de civis escolhidos pelo governador civil e confirmados pelo rei, passaram a militares escolhidos pelo governo da República. Com o Estado Novo a mudança foi muito mais brusca, de corpo civil passou a militar; de organismo de Segurança Pública passou também a braço repressivo de um estado autoritário. Contingências dos tempos é certo, e eles mudam como mudam as marés, lenta e inexoravelmente. Mais recentemente a PSP retomou o seu cunho civil, sinais dos tempos também. O Comando em momentos anteriores teve a sua área de responsabilidade nas cidades de Montemor-o-Novo e Vila Viçosa, no entanto está hoje concentrado exclusivamente nas cidades de Évora e Estremoz.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.