Twitter rectangular
Alentejo Hoje

Dia 12 de maio

Concerto Baile Folk Solidário no Espaço Celeiros, em Évora, com Parapente700

11 Maio 2017 | Fuente: Nota de imprensa - PédeXumbo

Os Parapente700 estão de regresso à cidade histórica de Évora para o último Concerto Baile Folk Solidário da temporada no Espaço Celeiros.
É já na sexta-feira, dia 12 de maio, por volta das 22h00, que Eva Parmenter (concertina e voz) e Denys Stetsenko (violino), levarão o público entre mazurkas de água, polskas de ar, círculos de terra e scottishes de fogo. Transformando as músicas tradicionais de outrora e compondo outras, fundindo as inspirações atuais com os traços do passado. Uma viajem pela Europa fora, reunindo danças italianas, francesas, suecas, portuguesas. Entre danças de grupo e de par, convida-se toda a gente a dançar.
Este concerto insere-se no âmbito da programação do Espaço Celeiros para 2017, cuja prioridade para os bailes mensais é o convite a artistas lesados pelo incêndio no Andanças.

Sobre a Associação Pédexumbo:

A PédeXumbo trabalha desde 1998 na promoção da música e dança de raiz tradicional. Uma equipa profissional dedica-se à recuperação destas práticas culturais, através de registos, coproduções, criação artística, investigação, formação de formadores e ensino informal destinado a todas as idades. Mais do que perpetuar relíquias, a PédeXumbo propõe-se a reavivar hábitos sociais de viver a música, reproduzindo bailes tradicionais participados por novas gerações que se inspiram em práticas antigas.
No seu próprio espaço, em Évora, programa regularmente oficinas de dança, música, concertos, bailes e tertúlias para vários públicos. Organiza festivais em todo o país, tendo especial notoriedade o Andanças. Dinamiza aulas regulares de dança junto de escolas e jardins de infância, projetos comunitários de educação artística, e promove ações de formação que exploram diversas vertentes das danças de raiz tradicional.
Contando com diversas parcerias internacionais, tem ainda um papel pioneiro na criação artística de novos formatos de baile, explorando conceitos de danças sociais, interatividade, ritual, criatividade, contemporaneidade,tradição. Dinamiza, em colaboração com instituições universitárias, um setor de investigação etnocoreológica, tendo editado diversos livros e documentários.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.