Twitter rectangular
Alentejo Hoje

Curso ministrado na escola secundária da cidade

Alunos de Produção Agrária de Montemor-o-Novo “ganham” prática em mecanização agrícola

02 Maio 2017 | Fuente: Redação - Marina Pardal

Durante uma semana, os alunos do Curso Profissional de Produção Agrária, da Escola Secundária de Montemor-o-Novo, “trocaram” a cadeira da sala de aula pela cadeira de um trator, no âmbito da disciplina de Mecanização Agrícola.
Gonçalo Póvoas, técnico especializado em máquinas agrícolas, é o professor responsável por esta disciplina, que tem uma forte componente técnica.
De acordo com o docente, “este curso tem a duração de três anos e habilita os alunos a criarem e coordenarem empresas agrícolas, dotando-os de conhecimentos técnicos sobre as máquinas e ferramentas de trabalho”.
Relativamente a estas aulas práticas, Gonçalo Póvoas realçou que “no passado dia 19 de abril, os alunos do Curso Profissional de Produção Agrária terminaram o plano de estudos da disciplina de Mecanização Agrícola”.
Evidenciou que “em parceria com a CNH Portugal e a Galucho S.A., através dos engenheiros João Rego e João Rosa, foram cedidos um trator e duas alfaias”.
Nesse sentido, o professor referiu que “durante uma semana intensiva, os alunos ‘trocaram’ a cadeira da sala de aula pela cadeira de um trator NewHolland T7 315 HD”.
Segundo Gonçalo Póvoas, “a formação prática, realizada no parque de estacionamento da APORMOR, permitiu-lhes aprender a engatar uma alfaia montada e uma rebocada, realizar manobras com as máquinas e praticar o estacionamento de um conjunto de trator com reboque”.
Na sua opinião, “é de extrema importância que os alunos experimentem a tecnologia existente nos dias de hoje”, explicando que “consegui, através do amigo e colega João Rego, um trator topo de gama, munido de tecnologia de ponta”.
Adiantou ainda que esse equipamento “permitiu ensinar a estes futuros técnicos todos os comandos e operações que uma máquina agrícola disponibiliza ao operador”.
Para o mesmo professor, “hoje em dia, no campo da mecanização, a tecnologia é uma realidade cada vez mais presente e a minha prioridade é que os alunos conheçam e tenham contacto direto com a vanguarda da mecanização agrícola”.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.