Alentejo Hoje
Twitter rectangular

Escola EB1 e jardins de infância de Arraiolos fazem bolos fintos para assinalar início das férias da Páscoa

04 Abril 2017 | Fuente: Nota de imprensa - Município de Arraiolos

A Escola EB1 de Arraiolos e os Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas de Arraiolos prepararam o último dia de aulas deste período com atividades ligadas a tradições e usos antigos.
Com o apoio da Câmara Municipal de Arraiolos, da Junta de Freguesia de Arraiolos, da Associação Social Unidos de Santana do Campo, da Associação de Reformados de Santana do Campo e da Copcampo, as crianças tiveram oportunidade de amassar os bolos fintos e sentir o calor do forno onde foram cozidos.
A azafama foi grande. Entre sorrisos largos reviveram momentos inapagáveis em memórias sãs.O cheiro da lenha que arde no forno do povo aviva os cheiros e os sorrisos. Sabemos que os mesmos tem origem na essência das ervas doces e outros ingredientes, que se dão a conhecer apenas no final da cozedura.
A temperatura do forno estava boa. Disso sabemos porque a “Ti Ilda” já deitou a farinha, calculou a cor que ganhou no contacto com a cinza quente, do forno ogado em fortes lanços do pano molhado em água fria. As avós dos alunos riem mais que os netos.
Esta foi uma manhã diferente, em Santana do Campo, entre ruínas romanas seculares, assentes em pedras milenares onde ganham ânimo os jogos tradicionais a que a Associação Social Unidos de Santana do Campo chama “jogos de ontem/tradições de sempre”.
Joga-se ao berlinde e rolam os carrinhos de rolamentos, coisa que poucos tinha feito nos seus tenros anos de idade.
Sílvia Pinto, presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, referiu que foi uma “boa iniciativa da escola que proporcionou um final de período escolar diferente para estes alunos, em contacto com as tradições da nossa terra, uma característica importante do nosso concelho.”.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.