Twitter rectangular
Alentejo Hoje

Reguengos no Parlamento Europeu

Conhecer Bruxelas para ‘conquistar’ a Europa

Convidar associações, municípios ou empresas para conhecerem e darem-se a conhecer num dos mais importantes centros de decisão da União Europeia (UE), é prerrogativa de cada um dos 751 deputados que constituem o Parlamento Europeu (PE). Desta feita, o parlamentar Carlos Zorrinho, lançou o desafio a Reguengos de Monsaraz para levar a Bruxelas todos os sabores e saberes do vinho produzido neste concelho alentejano. Reguengos aceitou e a comitiva levou na ‘bagag

Bruno Calado Silva

25 Novembro 2015 | Fuente: Redacção D.S.

Reguengos aceitou e a comitiva levou na ‘bagagem’ a distinção de Cidade Europeia do Vinho 2015.

“Verificamos muitas vezes que existe um grande afastamento dos cidadãos relativamente ao funcionamento das instituições europeias e, por outro lado, algum perigo da parte dos decisores que, algumas vezes olham mais para o plano jurídico, sem se ‘ligarem à terra’. O vinho no Alentejo é um produto que marca bem aquilo que é a nossa textura, a nossa maneira de ser no contexto europeu e Reguengos de Monsaraz, ao ser nomeada como Cidade Europeia do Vinho 2015, elevou a um patamar superior a importância na UE da figura das cidades europeias do vinho. Daí a razão do meu convite”, afirmou o deputado europeu, Carlos Zorrinho.

Na delegação de Reguengos de Monsaraz, o presidente do Município de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, fez questão de integrar quatro produtores de vinho do concelho para conhecerem mais sobre como funciona e decide o ‘coração’ da Europa.

“Vivemos tempos em que é, de sobremaneira, importante que as instituições europeias tenham a capacidade de se aproximar dos cidadãos e organizações de cada um dos estados-membro. Agora, nós vimos aqui, não só adquirir conhecimentos sobre o funcionamento da UE, mas, obviamente, vimos com o objetivo de promover institucionalmente a Cidade Europeia do Vinho, o concelho e os seus produtores de vinho junto dos diversos órgãos de decisão europeus”, vincou o autarca de Reguengos de Monsaraz.

Saber mais para atuar de forma mais eficaz, foi o mote da vista de Reguengos de Monsaraz à capital belga e à ‘casa’ dos decisores europeus. É que do PE podem sair iniciativas legislativas que coloquem o concelho alentejano e os seus produtores vitivinícolas num mapa que vale potencialmente meio milhão de consumidores.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.