Twitter rectangular
Alentejo Hoje

SEMINÁRIO TRANSFRONTEIRIÇO DECORREU NA CIDADE EUROPEIA DO VINHO

Estreitar relações pode ajudar à concretização de negócios na zona raiana

Estreitar as relações transfronteiriças, trocando experiências e oportunidades para a concretização de negócios foi o objetivo do seminário que decorreu, na passada sexta-feira, em Reguengos de Monsaraz, integrado no programa da III Edição dos Prémios Excelência, organizado pela Casa de Espanha em Portugal. Infraestruturas Alqueva, Aeroporto de Beja, Sines e Plataforma Logística, turismo e património, exporta&cce

Maria Antónia Zacarias

14 Outubro 2015 | Fuente: Redação D.S.

No que diz respeito às boas práticas de cooperação raiana destacaram-se as apresentações sobre a gestão integrada do Lago Alqueva e o seu plano de ação para os próximos anos, proferida pelo presidente da Associação Transfronteiriça do Lago Alqueva (ATLA), José Calixto.

O dirigente explicou que o lago Alqueva é um lago transfronteiriço, o único na fronteira entre Portugal e Espanha, onde se colocam questões relevantes em matéria de segurança, de proteção civil, de utilização de águas internacionais e de navegabilidade e de conservação da biodiversidade.

Neste sentido, José Calixto chamou a atenção para o facto de que “só através de uma gestão territorial integrada e de uma boa adequação dos instrumentos financeiros do novo quadro comunitário será possível garantir o crescimento e desenvolvimento sócio-económico deste território”. O mesmo responsável reiterou que a gestão do lago tem que ter um tratamento negocial transfronteiriço, devendo os agricultores de um e outro lado da fronteira respeitar um plano de água que, a seu ver, se assume como uma das grandes potencialidades para o desenvolvimento dos dois territórios.

Extremadura.com e Reserva DarkSky Alqueva são “bons” exemplos

Um outro exemplo, neste caso ao nível da comunicação transfronteiriça, foi dado por Alejandro Barredo, diretor da rede social extremadura.com que explicou o trabalho que tem vindo a desenvolver desde 2013 com o grupo de comunicação “Diário do Sul” em vários concelhos do Alentejo e as parcerias existentes e realizadas em muitos eventos que o próprio grupo tem organizado. Alejando Barredo mostrou que a presença neste seminário com a cobertura fotográfica e a realização de um programa de rádio sobre os prémios nesta cidade alentejana “é mais uma prova de que é possível trabalhar em parceria”.

No seminário houve ainda tempo para também algumas empresas mostrarem o que estão a desenvolver ao nível transfronteiriço, tendo-se salientado a apresentação de Apolónia Rodrigues, diretora de Genuinland, com o projeto de astroturismo “Reserva Dark Sky Alqueva” que apresenta um modelo inovador de gestão de destino que compreende seis municípios que cobrem mais de 3.000 km2, incluindo o maior lago artificial da Europa. O programa visa a promoção de ações para diminuir a poluição luminosa, criando produtos inovadores de astroturismo, envolvendo a comunidade científica e atraindo turistas.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.