MaloSaraMatos
Alentejo Hoje

EDIÇÃO DIÁRIA

Comprar um carro. Usado novo?

Também se pode encontrar veículos em locais físicos como concessionárias e revendedoras.

24 Janeiro 2019

Quando se decide comprar um carro, ouve-se maravilhas a respeito dos seminovos. Falam que são carros com excelente custo benefício. E realmente são. Existem muitos carros sendo anunciados, principalmente nos sites de venda e leilão on line, veja Cars On The Web.


E é lá que se tem a maior procura. Os anúncios que se encontram são de pessoas particulares (pessoa física) e de empresas. A diferença, é que a empresa lhe dará 1 ano de garantia do veículo, enquanto a particular não. Também se pode encontrar veículos em locais físicos como concessionárias e revendedoras. Mas hoje em dia a tendência é a compra on line, não só para veículos, mas para todo tipo de produto e serviço.

 

O que acontece no caso de se comprar um seminovo Xsara Picasso 2001 por 2.700€. Ele funciona bem e não apresenta problemas nos primeiros anos. O erro que se chega a cometer muitas vezes  é comprar o primeiro carro sem antes solicitar a inspeção do mesmo por um mecânico de confiança. Se você for comprar de um vendedor particular, leve um mecânico junto. Geralmente o vendedor não se importa com essa inspeção. Essa inspeção não será necessária se comprar o carro em uma concessionária ou revendedora. Geralmente eles dão garantia de 1 ano. Mas antes de assinar o contrato, leia atentamente!

A transferência de documentação do carro fica pronta em menos de 15 minutos. É bem simples e rápido. Nesse momento recebe-se um comprovante que o carro está em seu nome. O documento do carro fica pronto em uma semana e é entregue pelo CTT (Correios) em sua residência.

Você só pode sair do local onde comprou o carro com o seguro realizado. Pode escolher entre pagamentos semestrais ou anuais. O seguro pode ser feito online e com vencimento semestral. Assim que se termina o pedido online, recebe-se um e-mail confirmando a adesão. Dois dias depois se recebe em sua casa o contrato e um boleto para pagar o semestre. Uma dica importante, nos seguros de carro de Portugal você terá que solicitar o seguro contra roubo, caso contrário não estará incluído na taxa. Isso também vale para quebra de vidros.

Se você quer comprar um novo e precisa já, mas não tem capital para comprar à vista ou não tem interesse em comprar, existem várias opções para seu bolso.

Qual é a melhor maneira de alugá-lo?


Saiba que para o financiamento do carro você poderá utilizar: o leasing, o ALD (Aluguer de Longa Duração) e o crédito com reserva de propriedade.

 

Leasing - O leasing é um aluguer de longa duração. As taxas são mais atrativas que a de um crédito. Você pagará uma taxa fixa e no final do contrato pode comprar o carro, mediante o pagamento de uma taxa maior que a das parcelas fixas, ou devolver o carro. Isso porque você tem intenção de comprar um carro, mas ele só passará para o seu nome quando pagar a última parcela, que será no final do contrato. A depender da empresa, poderá realizar amortizações sem penalizações.

 

ALD - Parecido com o leasing, o ALD é um aluguer de longa onde o cliente assina um contrato-promessa garantindo a compra do veículo no final do contrato.

 

Crédito com reserva de propriedade - É um crédito de automóvel normal, parecido com os créditos pessoais, podendo ter taxas fixas ou variáveis. O carro é financiado, mas ficará em seu nome. Algumas empresas dão a possibilidade de amortização (total ou parcial) sem penalizações, diminuindo os juros finais e a dívida. Porém, como a viatura será financiada, a instituição financeira que está emprestando o carro, fará uma reserva de propriedade em seu nome.

 

Caso você tenha dúvidas sobre o valor que um carro está a venda ou do valor que avaliaram o seu carro usado, consulte nalgum  site de cotação. Lá você encontrará informações incríveis!

 

Tem que levar em conta os impostos

 

Além do financiamento, você deverá se preocupar com os impostos, caso não opte pelo renting. São dois impostos principais, o IUC (Imposto Único de Circulação) e o ISV (Imposto Sobre Veículo). O IUC é referente a propriedade, o carro, e é pago anualmente (corresponde ao nosso IPVA). Ele é calculado de acordo com o tipo do carro.  Já o ISV é pago uma única vez. Geralmente está embutido no valor de compra do carro. O valor pode variar de carros nacionais para carros importados e de carros mais poluentes para mais sustentáveis. Caso esse valor não esteja incluído no valor de venda ou revenda, simule o valor que irá pagar do ISV. Bons negócios!

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.