MALO
Alentejo Hoje

EDIÇÂO DIÁRIA

Meios de pagamento e cobrança para operar no Brasil

Vamos analisar algumas opções para trabalhar com o mercado brasileiro, destinadas à cobrança bancária ou ao uso da transferência de dinheiro via online.

10 Agosto 2018 | Publicado : 08:46 (10/08/2018) | Actualizado: 19:22 (10/08/2018)

O Brasil é um mercado muito importante para Portugal e suas empresas, razão pela qual muitos têm departamentos especializados na exportação e importação para este país. Para gerenciar as cobranças e pagamentos do Brasil, podemos escolher várias opções, como mediações bancárias tradicionais, ou o uso do giro sem custo adicional, como temos em girosgratis.com.br.

Temos algumas especificações abaixo sobre o uso de soluções bancárias, este é o caso do crédito documental, que é definido como uma promessa de pagamento bancário devido à apresentação de documentos que comprovem a exportação. É o método mais seguro. Para uma garantia maior, a confirmação pelo banco espanhol pode ser solicitada.

Da mesma forma, podemos optar pela cobrança bancária, sendo uma gestão de cobrança de documentos comerciais perante o comprador por um banco no Brasil. É mais flexível e menos dispendioso do que o crédito documental, embora não represente nenhuma garantia de cobrança. Geralmente são remessas com pagamento por efeito de visão. Assim como a coleta direta, nesta gestão de cobrança onde o exportador espanhol remete os documentos e cobra diretamente ao importador brasileiro, sendo mais arriscado.

O rascunho nos permite um pagamento adiantado, porque nesse caso o importador paga ao exportador espanhol antes de receber a documentação e a mercadoria. É o menos arriscado, mas muito difícil de conseguir, porque geralmente se baseia em uma confiança de relações comerciais contínuas.

Todos os itens acima são referidos principalmente às importações, vamos ver agora alguns dos usos para o que se refere à exportação com o Brasil. Um setor que as principais entidades certificadoras e financeiras entendem e qualificam como bem consolidadas.

Nesse sentido, podemos optar pelo crédito documental, que nada mais é do que uma promessa de pagamento bancário condicionada à apresentação de documentos que comprovem a exportação.

Você também pode trabalhar através da fórmula de coleções, consistindo de uma gestão de coleção de documentos comerciais antes do comprador pelo banco espanhol, sem qualquer garantia de cobrança. Os bancos envolvidos entregam a documentação ao importador através do pagamento ou aceitação das condições de pagamento estipuladas em cada acordo comercial.

Em qualquer caso e independentemente dos meios de pagamento que usamos em nossas transações, o importante é apostar em um meio seguro e protegido. A ordem de pagamento é um meio que tem sido usado há décadas por sua agilidade e garantias como forma de pagamento, seja entre empresas ou indivíduos.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.