acerca otoño 2
Alentejo Hoje
Twitter rectangular

Marisco espanhol- sabor unico, qualidade excepcional

Se gosta de marisco, você se debe uma viagem a costa espanhola. Para ser mais precisos, a costa da Galícia para degustar os mundialmente conhecidos frutos-do-mar espanhóis.

18 Outubro 2017

Os mariscos são um prato tradicional de Espanha, especialmente os frutos-do-mar da Galícia. Eles são reconhecidos pela sua extraordinária qualidade e surpreendente sabor.


O marisco gallego é tão especial que sem muito preparo consegui um resultado saboroso. Mais, você sabe o porquê de isso?


Vamos a explorar de onde é que os frutos-do-mar espanhóis vêm.


O Ambiente

O ambiente marinho é um ecossistema bem complexo e com a grande variedade de espécies que podem se encontrar na família dos moluscos, de onde saem os mariscos que logo vão parar na cozinha.


Mais não é que todas as espécies conseguem se desenvolver bem em todos os ambientes. É por esse motivo que existe a migração. Mais nas costas da Galícia, onde as águas e o fundo do mar são frios e ricos em nutrientes, o ambiente é ideal para o desenvolvimento e a proliferação das espécies marinhas no ano todo, especialmente para o fruto do mar da Galícia.


O marisco espanhol tem todo o que precisa para se desenvolver num só lugar e todo da melhor qualidade.


A Alimentação

Todos sabem que uma boa alimentação é indispensável para ter um ótimo desenvolvimento. Na vida marinha não é distinto.


No mar, peixe come peixe e molusco, bem pode comer molusco. Mais toda cadeia alimentar começa por um pequeno elo. No mar, esse elo é o plâncton e as algas.


Então um pequeno peixe, o molusco consome um pouco de plâncton, absorvendo todos os nutrientes que esses organismos têm. Este depois é comido por um animal maior, absorvendo todos os nutrientes de esse peixe o molusco mais pequeno, mas todo o que ele consumiu até esse momento.


Assim a cadeia alimentar continua, alimentando todo o ecossistema até chegar ao prato humano, permitindo às pessoas obter uma grande variedade de vitaminas e minerais, direito do marisco espanhol.


Mais como o ambiente é ótimo o ano todo para todo o ecossistema local marinho, as espécies de moluscos que formam parte dos frutos-do-mar espanhóis conseguem bom alimento sem problema nenhum, sem importar que seja primavera, verão, outono ou inverno. Proporcionando o famoso fruto do mar da Galícia de qualidade que todo conhecem, de forma constante.

O Upwelling

O upwelling, o afloramento, é um fenômeno natural que consiste, basicamente, na troca de água e a terra dos braços do mar, que acontece durante a primavera e o verão.


Os ventos arrastam a água e á terra da costa para o mar adentro, e é substituído pela água do oceano Atlântico. Esta água é mais fria e mais rica em nutrientes e trazem consigo um tesouro natural. O plâncton, a base da alimentação do marisco espanhol.


O que o afloramento significa para o marisco espanhol

Na época de afloramento, a temperatura e os nutrientes da égua e á terra são ótimos para que o fruto do mar da Galícia consiga um alimento mais nutritivo, facilitando a reprodução e dando um sabor caraterístico ao marisco espanhol.


Mais esse fenômeno não é único na Galícia. Ele também acontece em outras partes do mundo, como na península atlântica toda e nas costas de Califórnia e Chile. Mais as costas de Galícia são únicas, cheias de rias ou braços de mar, o que favorece o afloramento o ano todo, permitindo que o marisco espanhol se desenvolva muito bem.


Em síntese, é este fenômeno que permite a existência de um ambiente ótimo e que todos os frutos de mar espanhóis tenham a sua disposição alimento suficiente, tanto em quantidade como em qualidade, proporcionando aos frutos-do-mar da Galícia desse sabor caraterístico que faze você experimentar e não esquecer.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.