Alentejo Hoje

EDIÇÃO DIÁRIA

LITERACIA

O site alentejohoje.com traz alunos da EPRAL ao Diário do Sul

A segunda de três sessões do projeto desenvolvido pelo site de notícias alentejohoje.com, na área da literacia para os média, destinadas aos alunos do curso de audiovisuais da Escola Profissional da Região Alentejo (EPRAL), decorreu recentemente nas instalações do Grupo Diário do Sul.

Bruno Calado Silva

25 Junho 2019 | Fuente: Redacção

Duas destas sessões são promovidas e realizadas em contexto de sala de aula, por profissionais ligados ao site alentejohoje.com que integra o Grupo Diário do Sul. Desta vez tratou-se de uma sessão de esclarecimento seguida de debate e de uma visita guiada às instalações da Rádio Telefonia do Alentejo, ao sector de impressão gráfica, à sala de paginação e à produção de audiovisuais.
O objetivo é potenciar o leque de interesses dos estudantes, despertando a curiosidade pelas temáticas abordadas nos meios de comunicação regionais. Ao mesmo tempo, a iniciativa pretende alertar para o perigo da má interpretação dos conteúdos publicados como sendo notícias nas redes sociais.
Durante o debate foram abordados temas de bastante importância para o jovens utilizadores das redes sociais, como a importância da literacia para que fiquem capacitados para interpretar o que se vê e lê nessas plataformas. Saber distinguir o valor da informação, a sua veracidade, pode inclusive evitar situações de bulling, de boato e falso alarme. Ter a noção de que muitas pessoas utilizam as redes sociais para produzir 'notícias' infundadas ou falsas, é fundamental para estes jovens.
Esta segunda sessão, que foi moderada pelo administrador do Grupo Diário do Sul, José Miguel Piçarra, contou com a presença de 16 alunos, duas docentes da EPRAL e de um jornalista ligado ao site. A visita foi orientada por um técnico de paginação e design do Grupo.
Algumas das questões detectadas junto da turma, prendem-se, por um lado, com a pouca apetência para esta faixa etária (16-20 anos) para ler notícias no formato papel, por outro, o quase desconhecimento do que são um órgão de comunicação social (OCS), agências de noticiosas, fontes de informação fidedignas e missão pública do jornalista. Para estes alunos, aos quais a equipa do alentejohoje.com conseguiu explicar as diferenças entre um OCS e uma rede social.
Todo o projeto vai se acompanhado e divulgado na plataforma digital alentejohoje.com. No final desta ação pedagógica, vai ser pedido aos alunos que desenvolvam trabalhos sobre estas temáticas.
O projeto «Incentivo à Literacia», é uma parceria entre o site alentejohoje.com e a EPRAL.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.