Alentejo Hoje

EDIÇÃO DIÁRIA

Speed Talent – um projeto para jovens empreendedores

O projeto Speed Talent – Acelerador de talentos já arrancou por todo o Alentejo e também na região do Ribatejo. O objetivo é apoiar e incentivar jovens empreendedores, bem como algumas Start-up e Spin-off a terem as suas ideias apoiadas por um conjunto de nove instituições (de ensino superior, institucionais e empresariais) para que surjam novos e melhores modelos inovadores de desenvolvimento.

17 Junho 2019

Pretende-se que o aumento do número de empresas de base tecnológica seja uma realidade, nas duas regiões, procurando assim atingir qualidade de excelência em todas as iniciativas que vierem a ser implementadas.
Este projeto é financiado através dos programas Alentejo 2020, Portugal 2020, mas conta também com o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia.
No plano nacional, o Speed Talent assenta nas sinergias criadas entre o Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), a Universidade de Évora, a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), o Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE), a Associação Nacional de Jovens empresários (ANJE), o Sines Tecnopolo, o Instituto Politécnico de Portalegre, o Instituto Politécnico de Beja e o Instituto Politécnico de Santarém.
Todas estas entidades, mentoras das candidaturas de empreendedores e de empresas recém-criadas que forem aceites no âmbito de um conjunto de iniciativas do projeto, querem aproveitar competências e capacidades instaladas para que o empreendedorismo qualificado e criativo seja uma realidade na região onde estão implementadas.

“Transforma a tua região. Acelera o teu talento junto dos parceiros”

O Projeto Speed Talent – Acelerador de talentos está determinado em promover o contacto direto entre os jovens empreendedores, os mentores, as empresas já estabelecidas e outros promotores dos projetos inovadores, estimulando o espírito empresarial e o trabalho em parceria.
Esta nova forma de apoio permite, por outro lado, dotar de novas competências os técnicos responsáveis de cada uma das entidades promotoras, promovendo de forma muito clara a transferência de ciência e tecnologia dos centros de conhecimento para as empresas. Na prática aproximam-se instituições de ensino superior, jovens estudantes e o tecido empresarial das regiões onde forem detetadas ideias verdadeiramente inovadoras.
Mas o Speed Talent vai ainda mais longe. Com a atração de novos empreendedores, pretende-se incentivar a criação de empresas de base tecnológica no Alentejo. Uma das frases chave para este modelo, “Transforma a tua região. Acelera o teu talento junto dos parceiros”, revela a vontade indiscutível de promover novos centros de conhecimento e diversificar a oferta, até agora concentrada apenas nas grandes cidades do litoral português.

“Inovamos e crescemos Além-Tejo”

Este projeto dinamizou também um plano de ação com 5 roteiros de inovação temáticos. As áreas de trabalho serão a Agricultura Tecnológica, a Indústria Agroalimentar, o Turismo, as Smart Cities & Communities e a Mobilidade e Logística.
Está também a ser desenvolvido o Speed Talent Online, onde se disponibiliza um sistema tecnológico inteligente, em rede, precisamente para o apoio ao empreendedorismo qualificado.
Outras iniciativas desenvolvidas que devem ser destacadas são as Speed Up e Speed Grouth que foram centradas na promoção de Start-ups e Spin-offs.
No desenvolvimento deste projeto está ainda presente a vontade de cada ums das entidades promotoras em apoiar e incentivar os trabalhos e as ideias inovadoras fora da região onde estão a ser desenvolvidos. Mostrar fora de portas o que de bom se pode fazer no Alentejo e no Ribatejo. Por isso a mensagem que fazem questão de passar é a de que “Inovamos e crescemos Além-Tejo”.
Descubra todas as iniciativas de apoio ao empreendedorismo, Start-up e Spin-off no âmbito do Speed Talent – Acelerador de Talentos bem como no âmbito de outras iniciativas, junto de cada uma das entidades mentoras.
Os jovens empreendedores possuem uma oportunidade única para desenvolverem os seus modelos de negócio, com apoios concretos, levando a inovação e a tecnologia a regiões do país em franco desenvolvimento e dispostas a apostar, como nunca, nos jovens com ideias para o desenvolvimento da sua região.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.