MaloSaraMatos
Alentejo Hoje

EDIÇÃO DIÁRIA

Junto de alunos da EPRAL

O site alentejohoje.com desenvolve projeto de promoção da literacia para os média

É uma iniciativa piloto mas já deu alguns resultados na primeira de três sessões. Trata-se de um projeto na área da literacia para os média cujo publico-alvo são jovens alunos do curso de audiovisuais ministrado pela Escola Profissional da Região Alentejo (EPRAL), em Évora.

Bruno Calado Silva

21 Maio 2019 | Publicado : 18:11 (21/05/2019) | Actualizado: 18:18 (21/05/2019) | Fuente: Redacção

Estas sessões são promovidas e realizadas em contexto de sala de aula por profissionais ligados ao site alentejohoje.com que integra o grupo Diário do Sul. Objetivos principais? Ampliar o leque de interesses dos estudantes, despertando a curiosidade pelas temáticas abordadas pela meios de comunicação regionais. Ao mesmo tempo, a iniciativa pretende alertar para o perigo da má interpretação dos conteúdos em vídeo publicados como sendo notícias nas redes sociais.
Durante a 'aula' foram abordados temas de grande importância para o jovens utilizadores das redes sociais, como a importância da literacia para que saibam interpretar o que se vê e lê nessas plataformas. Saber distinguir o valor da informação, a sua veracidade, pode inclusive evitar situações de bulling, de boato e falso alarme. Ter ao noção de que muitos cidadãos utilizam as redes sociais para produzir 'notícias' infundadas ou falsas, é fundamental para estes jovens.
Nesta primeira sessão, deslocaram-se à EPRAL, um técnico de multimédia e paginação, um jornalista e o administrador do grupo Diário do Sul, José Miguel Piçarra. Algumas das questões detetadas junto da turma, prendem-se, por um lado, com a pouca apetência para esta faixa etária (16-20 anos) para ler notícias no formato papel, por outro, o quase desconhecimento do que são um órgão de comunicação social (OCS), as agências de notícias, o papel do jornalista e as fontes de informação fidedignas. Para estes alunos, aos quais a equipa do alentejohoje.com conseguiu explicar as diferenças entre um OCS e uma rede social, praticamente a realidade dos factos passava apenas pelas redes sociais.
Todo o projeto vai se acompanhado e divulgado na plataforma digital alentejohoje.com. No final desta ação pedagógica, vai ser pedido aos alunos que desenvolvam trabalhos sobre estas temáticas.
O Grupo Diário do Sul aposta compremete-se numa forte divulgação dos trabalhos finais no respetivo órgão de comunicação envolvido, bem como, nas redes sociais e outras plataformas multimédia que criou e gere.
A próxima atividade vai acontecer nas instalações do Diário do Sul, com uma visita de estudo cujo objetivo é dar a conhecer aos estudantes os bastidores da notícia, desde a sua redação até a impressão em papel ou publicação em digital.
O projeto Incentivo à Literacia, é uma parceria entre o site alentejohoje.com e a EPRAL.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.