MaloSaraMatos
Alentejo Hoje

EDIÇÃO DIÁRIA

Novo documentário da PédeXumbo

«Dos Mastros ao Céu” estreia dia 3 de maio, em Odemira

Nota de imprensa

23 Abril 2019 | Fuente: Pé de Xumbo

Entre o mar e a serra, do interior ao litoral, o território de Odemira é atravessado uma e outra vez em busca de quem saiba o que é fazer um Mastro. Conceitos como fé, sagrado, ritual, promessa, tradição ou celebração vão-se cruzando nas memórias de cada um.
Filmado em 2018, «Da Terra ao Céu», o novo documentário da PédeXumbo - Associação para a Promoção da Música e da Dança, surge após o trabalho de investigação e registo das memórias associadas à prática dos Mastros Tradicionais no concelho de Odemira, que a associação tem vindo a desenvolver desde 2017.
«Da Terra ao Céu» reúne assim relatos pessoais que no seu conjunto descodificam ações e práticas de outrora, que hoje encontram novas expressões e contextos. Na vontade de se “chegar mais alto”, o Mastro continua a unir comunidades.
Este documentário tem data de estreia agendada para 3 de maio às 21h30, no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, e foi realizado por Pedro Grenha e Rui Cacilhas, com o apoio do Município de Odemira e a co-produção da associação local ADMIRA.
Para além da data da estreia, serão ainda levadas a cabo várias exibições do mesmo documentário, sempre com entrada livre, nas seguintes datas e locais:

4 de Maio em S. Luís;
5 de Maio em Santa Clara-a-Velha;
6 de Maio em Vale de Santiago;
7 de Maio em Vila Nova de Milfontes;
8 de Maio em S. Martinho das Amoreiras;
12 de Junho em São Teotónio, integrado no Festival dos Mastros.

Em S. Luís e em Santa Clara, serão ainda dinamizadas, nas tardes dos mesmos dias, uma Oficina de Dança e de Produção de Flores de Papel, para decoração dos Mastros.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.