euroace
Alentejo Hoje

No âmbito do Projeto Missão Ciência & Arte

Alunos do secundário conheceram Laboratório de Arqueologia da Universidade

Um grupo de alunos de 12º ano da Escola Secundária Gabriel Pereira realizou uma visita ao laboratório de arqueologia da Universidade de Évora (Palácio do Vimioso), esta manhã (23 de Outubro), para conhecer melhor o trabalho ali realizado.

Nota de Imprensa

23 Outubro 2018

Esta atividade, no âmbito do Projeto Missão Ciência & Arte, foi orientada pela Professora Leonor Rocha que lhes deu mais pormenores sobre o curso de Arqueologia e sobre esta ciência que, nas últimas duas décadas, se distancia cada vez mais da História e se aproxima das Ciências Exactas, como sejam a Física e a Química, entre outras, devido à investigação ciêntifica de que se serve para conhecer com mais precisão o passado.

Um trabalho que em Évora recorre com frequência ao Laboratório Hercules/Universidade de Évora, um dos mais conceituados laboratórios de ponta da União Europeia. O mestrado em Arqueologia (indispensável para aceder à profissão) tem também a vertente Erasmus, que beneficia de fundos comunitários e permite, através de um sistema de quotas, que estudantes de todo o mundo possam fazer uma parte da sua aprendizagem neste domínio na Universidade de Évora.

Alguns achados de outras épocas foram também dados a conhecer a estes alunos do secundário que vieram acompanhados da Professora Isabel Carreira, tendo inclusive ficado já agendada com a Câmara Municipal uma visita à Grande Anta do Zabujeiro, um dos mais importantes monumentos megalíticos da Península Ibérica situado no Concelho de Évora e acerca do qual foi feita referência nesta visita de estudo. Ainda se equacionou a possibilidade de visita de estudo ao Laboratório Hércules.

O encontro finalizou com explicações sobre a utilidade do projecto para os jovens fornecidas pela técnica camarária que faz a ligação entre Câmara/Cidade, a Universidade e a comunidade escolar.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Évora e a Universidade de Évora dinamizam desde há alguns anos o projeto de educação científica "Missão Ciência & Arte" que visa divulgar a ciência que se faz na Universidade, promovendo-a junto dos alunos do pré-escolar ao secundário, passando igualmente pela cidade. Estimular o gosto pela ciência e pela descoberta, transmitir o que é a ciência e o que fazem os cientistas nas mais diversas áreas, desde as artes às ciências, passando pelas letras são os grandes objectivos do projecto.

A Missão Ciência & Arte apresenta duas vertentes: “Uma Hora com Ciência” (a Universidade vai à Escola) e “Onde Trabalham os Cientistas” (a Escola vai à Universidade). O público alvo são os alunos do ensino básico (1º, 2º e 3º Ciclo) e do ensino secundário dos Agrupamentos de Escolas de Évora. As inscrições nas atividades podem ser marcadas pelos educadores ou professores através do mail cienciarte@uevora.pt Há ainda “Oficinas Criativas” e “Conversas com Ciência” que se realizam mensalmente em espaços emblemáticos da cidade.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.