euroace
Alentejo Hoje

Equipa CCVEstremoz Viagens no Cosmos Manjares no Claustro do Convento das Maltezas

O Centro Ciência Viva de Estremoz regressa ao passado, por uma noite

Quando sentares à mesa não afrouxes o cinto, para não passares por selvagem. É regra comeres com a mão. Tendo lavado as mãos para comer, não toques em nada que não seja comida, até que tenhas terminado.

Nota de Imprensa

16 Outubro 2018

Ouvir estilhaçar as esferas de cristal onde Aristóteles “pendurou” os planetas enquanto degusta uma Sopa de “queijo” de Caldo de Vaca…Aprender a marcar os solstícios e equinócios com um pau, espetado no chão, a saborear Almôndegas de Borrego…Perceber os movimentos do Sol enquanto come uma Perdiz das Maltezas…Falar sobre gravidade a saborear uma sobremesa única, o Pudim de Água do Convento das Maltezas…

Durante uma noite única a prioresa do Convento das Maltezas recebe no interior das seculares paredes do Convento uma embaixada de freiras, monges e sábios cientistas, bem com a Vós curiosos peregrinos. Porque as demandas da Fé e do Saber desgastam Vossas vestes e enfraquecem Vossos físicos, temos para Vós vestes quentes e alimentos para o corpo e para a Alma.

O Convento das Maltezas é o lugar privilegiado para numa noite de Outono, em torno de uma ceia monástica, contactar com algumas das personagens que moldaram a forma como os Homens foram encarando o Universo que os rodeia. Da perfeição das esferas de cristal de Aristóteles, onde se encontram pendurados os planetas do nosso sistema Solar até à maravilhosa visão que a Ciência actual nos proporciona, um longo caminho foi percorrido…

A Ciência, a Gastronomia, a História, a Olaria e a Música auxiliam esta fantástica viagem no tempo, permitindo experienciar como seria, em todo o seu esplendor, um banquete monástico do século XVII; Qual a ementa? Quais os talheres utilizados? … e as regras de etiqueta? … e a iluminação? … haveriam guardanapos?

“Na verdade, a imaginação não passa de um modo da memória, emancipado da ordem do tempo e do espaço”.

Saiba mais aqui:http://www.ccvestremoz.uevora.pt/jantar-monastico/

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.