Alentejo Hoje

6ª Edição

Dia Aberto da Fundação Eugénio de Almeida 2018

A Fundação Eugénio de Almeida promove nos dias 27, 28 e 29 de setembro a sexta edição do Dia Aberto. Esta iniciativa representa um momento especial de partilha com a comunidade e convida a aprofundar o conhecimento sobre o projeto singular criado por Vasco Maria Eugénio de Almeida, há 55 anos, com a missão de promover o desenvolvimento de Évora e da região envolvente nos domínios cultural, educativo, social e espiritual.

Nota de Imprensa

25 Setembro 2018

Ao longo destes três dias, terá lugar um conjunto diversificado de atividades que refletem o trabalho realizado diariamente pela Fundação Eugénio de Almeida no campo das artes e da cultura, da educação e do património, da solidariedade e apoio social, do voluntariado, do empreendedorismo e da qualificação do terceiro setor. Esta é também uma oportunidade única para conhecer o projeto agroindustrial da Fundação, do qual se destacam a Adega Cartuxa, o Enoturismo Cartuxa e a produção agropecuária na Herdade de Pinheiros.
O Dia Aberto é, acima de tudo, um convite para conhecer melhor como se concretiza hoje o legado humanista, mecenático e filantrópico de Vasco Maria Eugénio de Almeida, cujo sentido a Fundação Eugénio de Almeida resume na epígrafe: fazer mais pelas pessoas, para mais pessoas.
O programa do Dia Aberto da Fundação Eugénio de Almeida inclui um vasto conjunto de iniciativas que decorrem ao longo de três dias:
Dia 27, a Fundação promove a segunda edição de uma corrida algo singular, com um percurso que passa pelos principais pontos da cidade ligados à história da família Eugénio de Almeida. Os participantes vão poder descobrir, por exemplo, que a designação do Hospital do Patrocínio constituiu uma homenagem de Vasco Maria Eugénio de Almeida à sua avó, Maria do Patrocínio Barros Lima, ou que o Palácio Farrobo (atual Tribunal de Évora), foi uma das residências da família em Évora.
Dia 28 é dirigido especialmente à comunidade escolar. Através de diversas iniciativas, os alunos dos vários ciclos de ensino da região podem participar em peddy-papers e outros jogos de equipa e em oficinas de experimentação artística no Páteo de São Miguel e no Centro de Arte e Cultura da Fundação, e em visitas guiadas ao Enoturismo e à Adega Cartuxa, ficando a conhecer as diferentes áreas de trabalho da Fundação. À noite, é tempo de reunir a família e participar em atividades artísticas e performativas no Centro de Arte e Cultura.
Dia 29 é o dia no qual toda a comunidade é convidada a participar. Será dinamizado um conjunto de atividades lúdicas, pedagógicas, culturais e artísticas, que inclui ainda visitas guiadas e visitas livres aos espaços patrimoniais e equipamentos culturais da Fundação: Páteo de São Miguel (Paço de São Miguel, Arquivo e Biblioteca Eugénio de Almeida e Coleção de Carruagens), Centro de Arte e Cultura e Jardim das Casas Pintadas). Os espaços exteriores têm um programa de animação próprio, a decorrer das 10h00 às 24h00, com ofertas muito diversas e que vão permitir aos visitantes: conhecer projetos de empreendedorismo social nascidos na Fundação; assistir à atuação de alguns grupos comunitários locais com os quais a Fundação colabora regularmente; assistir a concertos de artistas convidados; experimentar tocar piano no Jardim das Casas Pintadas ou fazer um piquenique no Jardim do Paço de S. Miguel; visitar o Enoturismo ou conhecer a Herdade de Pinheiros e a Adega Cartuxa; provar vinhos produzidos pela Fundação e, no final da noite, juntar a família e fazer observações da lua ao telescópio.
No Centro de Arte e Cultura, destacam-se: a visita guiada aos vestígios do antigo Palácio da Inquisição, a visita performativa à exposição Visovox e o concerto de Victor Gama, com a sua Gigantikarpz, que integra a exposição Instrmnts, também ali patente.
O Dia Aberto da Fundação Eugénio de Almeida está associado às comemorações do Dia Europeu das Fundações e Doadores, que se comemora a 1 de outubro, e cujo objetivo é tornar mais visível o impacto social destas instituições em benefício dos cidadãos e das comunidades.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.