Alentejo Hoje

Exposição de aves, mostra de atividades económicas e concertos

PortelAves dá continuidade ao “Agosto em Festa”

O folclore oriundo de várias partes do mundo “invadiu” a vila de Portel entre os dias 9 e 13 deste mês. Pelo Parque Dr. França passaram grupos de países como a Argentina, a Sérvia ou Espanha, sem esquecer as representações nacionais.

Marina Pardal

29 Agosto 2018

Na terça-feira, o “Agosto em Festa” teve continuidade com o início de mais uma edição da PortelAves, que decorre na Cerca de São Paulo e anima esta vila alentejana até ao próximo domingo. A par da exposição e venda de aves, este evento apresenta também uma mostra de atividades económicas, bem como várias iniciativas culturais e desportivas.
Em jeito de balanço, o presidente da Câmara de Portel, José Manuel Grilo, salientou que “o Festival de Folclore contou com espetáculos de excelente qualidade e tivemos a presença de muitas pessoas de Portel e de bastante visitantes, pois muitos aproveitam esta época de férias para virem até cá”. O autarca recordou que “a PortelAves já vai na sua 25.ª edição e reúne cerca de 100 criadores, o que representa mais de 2500 aves em exposição, estando algumas delas para venda”. Descreveu que “podemos encontrar neste espaço desde as aves domésticas, como as galinhas, os pombos ou os patos, até às mais exóticas, como os mandarins, pardais de Java ou uma arara”. De acordo com José Manuel Grilo, “no caso dos mandarins e pardais de Java, decorreu um concurso destas espécies”.
Para além disso, muitas das aves estão para venda, bem como outros animais, como cães, coelhos e até cães da pradaria. O autarca acrescentou ainda que “contamos com criadores profissionais e outros que têm esta atividade como hobbie”, explicando que “alguns fazem trocas de aves entre eles”. Destacou também que “muitos são aqueles que nos visitam pelas aves, mas temos ainda a mostra de atividades económicas, com a venda de produtos regionais, e a animação durante a noite com espetáculos gratuitos”. Para o presidente do Município de Portel, “esta é uma época festiva e de confraternização, propiciando o reencontro de familiares e amigos”. José Manuel Grilo focou que “temos perto de 30 expositores, não só de produtos regionais, como instituições e associações, sem esquecer a feira do livro que está a decorrer”. Evidenciou que “há várias iniciativas realizadas em parceria com associações”, exemplificando com “a colheita de sangue ou a Run Color and Music, uma corrida que tem já cerca de 600 inscritos”. Essas duas atividades decorrem no sábado, tal como a divulgação dos resultados e a entrega dos prémios do concurso de mel multifloral e de mel de rosmaninho. Quanto aos espetáculos musicais, hoje está prevista a atuação de Marco Rodrigues, sendo amanhã a vez do grupo Sangre Ibérico. No último dia, o palco está reservado para a Banda Filarmónica Municipal Portelense.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.