Alentejo Hoje

TOUR DA PAZ ALCÁÇOVAS/ÉVORA MONTE DIA 22 DE SETEMBRO

Um momento histórico para recordar

Se é fã de história, de passear e comer então esta é a Tour certa para si. A “Tour da Paz - Alcáçovas / Évora Monte”, representa uma iniciativa da Rede Europeia de Sítios da Paz e do Município de Viana do Alentejo, operado pela operadora de turismo RSI-Viagens, Estremoz. Realiza-se no sábado dia 22 de Setembro, mas as inscrições só estão abertas até ao dia 31 de Agosto.

Redação

27 Agosto 2018 | Publicado : 11:58 (27/08/2018) | Actualizado: 12:05 (27/08/2018)

O principal objectivo do Tour da Paz? Dar a conhecer os locais onde foram assinados os dois Tratados de Paz - o Tratado de Alcáçovas e a Convenção de Évora Monte - que marcaram profundamente a história de Portugal no final do século XV e início do século XIX.

É um roteiro turistico com a duração de um dia, a realizar aos sábados com saídas planeadas de Lisboa (Gare do Oriente) e Évora (Portas do Raimundo / GALP), com a parte da manhã dedicada à vila de Alcáçovas e a tarde a ser passada em o Castelo de Évora Monte. Em Alcáçovas os participantes terão a oportunidade de visitar o Paço dos Henriques, o local recentemente recuperado onde o Tratado foi assinado, o Jardim das Conchas anexo ao Palácio e assistir a uma Representação Histórica sobre as circunstâncias e as principais consequências do Tratado assinado. entre o rei D. Afonso V e o príncipe D. João (futuro D. João II) por Portugal e os Reis Católicos, D. Fernando e D. Isabel por Castela. Haverá uma visita à fábrica Chocalhos Pardalinho, onde os visitantes poderão assistir a produção de chocalho, classificada em 2015 como Património Imaterial da Humanidade, pela UNESCO. Antes do almoço, em um restaurante local com cardápio tradicional alentejano, os visitantes ainda terão a oportunidade de conhecer uma das actividades económicas mais importantes da vila a “Confeitaria Conventual das Alcáçovas”.

Após o almoço, o passeio levará os participantes ao Castelo de Évora Monte. Aqui, os participantes do Tour visitarão alguns dos mais importantes exemplos do rico património religioso, civil e militar do Castelo: a Torre / Paço de Évora Monte, monumento nacional desde 1911, única no seu estilo em toda a Península Ibérica, uma obra atribuída aos Irmãos Arrudas por ordem de D. Teodósio e D. Jaime, os primeiros Duques da Casa de Bragança; a Igreja de Santa Maria, actualmente dedicada a Nª. Sra. da Conceição, datada do século XII e a Capela da Misericórdia, construída na primeira metade do século XVI e na qual se destaca a nave central completamente revestida de azulejos de meados do século XVIII. Em Évora Monte, os participantes também vão assistir a uma Representação Histórica sobre as circunstâncias que levaram à assinatura da Convenção de Évora Monte, entre os liberais liderados por D. Pedro e os absolutistas comandados por seu irmão D. Miguel e que pôs fim à única guerra civil Portugal conhecia nos seus quase 900 anos de história. O Tour terminará da melhor maneira: um Jantar Temático baseado em receitas recolhidas pelo historiador e gastronómico português Dr. Alfredo Saramago. Empadão de Pombos Bravos e Lombo de Porco com Mel e Alecrim serão os pratos principais de um jantar servido em ambiente da época da Convenção.

Onde posso reservar?

As reservas podem ser feitas na sede da RSI- Viagens em Estremoz ou na filial em Évora (Edifício Santa Catarina, 12 - loja 6), através do site www.rs-viagens.com , e-mails: info.estremoz@rs-viagens.pt e info.evora@rs-viagens.pt ou pelos telefones +351 268 333, 228 e +351 266 747 871.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.