euroace
Alentejo Hoje

AULA DO CAMINHO

Praia do ALAMAL…

Gavião é um dos concelhos menos povoados do Alentejo e encontra-se abraçado ao Rio Tejo, tendo uma pequena parte do seu território na margem norte deste rio. A vila encontra-se no alto de uma encosta acentuada e possui miradouros com vistas alargadas para quase todos os lados.

Lurdes Pratas Nico & Bravo Nico

20 Agosto 2018

Um destes miradouros encontra-se virado para norte e deixa-nos disponível uma encosta onde se inscreve uma estrada que nos leva para dois dos nossos destinos de viagem: a Praia do Alamal e a imponente localidade de Belver, um dos poucos bastiões alentejanos
localizados da margem norte do Rio Tejo.
No que respeita à dimensão balnear, se o facto de o Alentejo ter as melhores praias de Portugal é uma verdade incontornável, já identificar as melhores praias alentejanas é uma discussão que não tem solução, tantas são as alternativas. A Praia do Alamal é uma das mais bonitas praias fluviais que conhecemos. Na margem sul do Rio Tejo, a Praia do Alamal encontra-se junto a uma antiga quinta com o mesmo nome e no final de uma íngreme encosta que nasce bem no alto (na vila do Gavião) e termina bem junto ao rio. Neste pequeno paraíso, encontramos um areal extenso e bem cuidado, junto a um moderno conjunto de infraestruturas turísticas que dá boas condições aos que procuram o sossego deste local e a frescura das suas águas.
A beleza do sítio, a tranquilidade própria destes recantos do interior do país, a simpatia das pessoas e a organização do espaço fazem desta praia um destino preferencial para quem valoriza o sossego de um mergulho em águas tranquilas e uma boa refeição comida à mesa, debaixo de uma boa sombra. Para quem quer praticar algum exercício, existem percursos pedestres, onde se incluem alguns passadiços de madeira que  acompanham as margens do Tejo e nos revelam a riqueza natural e paisagística dos corredores ripícolas.
Enquanto mergulhamos nas águas do Tejo, estamos sempre vigiados pelo imponente castelo de Belver que se ergue lá, na margem norte, em terras alentejanas e que será o próximo destino da Aula do Caminho…

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.