euroace
Alentejo Hoje

EDIÇÂO DIÁRIA

É fã de teatro? Então prepare-se que vem aí os “(I)migrantes”

Teatro Garcia Resende

Redação

25 Maio 2018

Pensada e planeada desde 2015, “(I)migrantes” é a 133ª criação do Teatro do Noroeste – CDV, estrutura com 26 anos de atividade profissional dedicados à criação artística e ao desenvolvimento de públicos para teatro no Alto Minho. Com uma dramaturgia completamente original, “(I)migrantes” foi escrito a partir de relatos reais de refugiados sírios que vivem em Viana do Castelo; imigrantes ilegais que se encontram em trânsito pela Europa; operacionais portugueses em missão humanitária no Mar Mediterrâneo; profissionais de entidades públicas de acolhimento de refugiados e voluntários de organizações não-governamentais:

“Behjat: Quando o traficante nos abandonou, tive que tomar o leme do barco. Sofia: Vim dos campos de refugiados lavada em lágrimas mas preciso de voltar lá. Ricardo: Todos os dias praticamente. 30, 40, 50 pessoas num barquito. Esmaail: Agora tenho dois países: Síria e Portugal. É como ter duas mães.”

Através de um processo de criação partilhado entre o encenador britânico e o elenco residente da companhia vianense, Adriel Filipe, Elisabete Pinto, Patrícia Ferreira, Tiago Fernandes e o músico Chico Pires dão corpo a “(I)migrantes”, um espectáculo provocador, poético e inesperadamente divertido que acrescenta o “i” de imigração ao termo “migrantes”, para incitar a reflexão acerca da condição de Portugal enquanto país de acolhimento de imigrantes e refugiados.

O teatro com encenação de Graeme Pulleyn, no próximo dia 30 de maio, às 21h30, no Teatro Municipal Garcia Resende, em Évora.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.