Alentejo Hoje

Exercício "PROCIV - Serra de Ossa 2018" decorre no distrito de Évora

Nota de imprensa

06 Abril 2018 | Fuente: Ministério da Administração Interna

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) está a realizar até dia 7 de abril, o exercício “PROCIV – Serra de Ossa 2018”.
Este exercício, que teve início dia 6 de abril e que decorre no distrito de Évora, é um dos maiores exercícios multiagentes realizado nos últimos anos na ANPC. Estão envolvidos cerca de 600 operacionais e 100 viaturas das várias entidades que integram o sistema de Proteção Civil: Corpos de Bombeiros, Forças Armadas, Força Especial de Bombeiros, Guarda Nacional Republicana, Infraestruturas de Portugal, Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Instituto Nacional de Emergência Médica, Juntas de Freguesia dos municípios participantes, Polícia de Segurança Pública, Portugal Telecom, Sapadores Florestais, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Administração Regional de Saúde do Alentejo; AFOCELCA, Águas do Vale do Tejo, Centro Distrital de Segurança Social de Évora, Corpo Nacional de Escutas, Cruz Vermelha Portuguesa e Hospital Distrital do Espírito Santo de Évora, Serviços Municipais de Proteção Civil.
Neste exercício, que tem como cenário um incêndio florestal, estão a ser testados os processos de decisão estratégica de comando operacional e dos sistemas de comunicação de apoio à decisão operacional.
Esta ação conta com a participação dos serviços municipais e juntas de freguesia do Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa, que servirão de cenário para as ocorrências simuladas.
A ANPC, para além do empenhamento do Comando Nacional de Operações de Socorro, que garante a supervisão do Exercício, conta também com a participação do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora, que garante o comando da operação de socorro e dos CDOS de Beja, Portalegre e Setúbal.
Decorre já o exercício de posto de comando (CPX), isto é, realizado em contexto de sala de operações. Amanhã decorrerão exercícios no terreno que irão testar a capacidade de resposta dos meios humanos e dos equipamentos, de forma a avaliar modo as capacidades operacionais das entidades envolvidas.
No dia 7 de abril, pelas 16h00, José Artur Neves, secretário de Estado da Proteção Civil, estará presente no local do exercício, onde será feita uma avaliação deste exercício.
No local (Parque de Feiras e Exposições da Zona Industrial de Estremoz) serão apresentados os meios empregues no âmbito da operação.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.