Alentejo Hoje
extremadura es agua rectangular2

Dias 4 e 5 de maio

11.º Encontro da Rede Europeia de Sítios da Paz vai decorrer em Bucareste (Roménia)

Nota de imprensa

20 Fevereiro 2018

O Encontro Anual da Rede Europeia de Sítios da Paz já está marcado para os dias 4 e 5 de maio e vai realizar-se pela primeira vez na Roménia, na cidade de Bucareste. Neste evento vão ser comemorados os 100 Anos do Tratado de Paz assinado em 1918 nesta cidade.
O Encontro Anual da Rede inclui como é habitual a realização da Assembleia Geral da Associação, um Programa Social e, este ano em que terminam funções os actuais Corpos Gerentes da Associação, serão eleitos os novos Corpos Gerentes para o quadriénio 2018-2022.
A Assembleia Geral da Rede dedicará especial atenção à certificação da Rota dos Sítios da Paz como Rota Cultural do Conselho da Europa, cujo processo de candidatura deverá estar concluído à data da realização do Encontro bem como à preparação da 1ª. Conferência Europeia sobre Turismo e Paz prevista para ser realizada em finais de outubro deste ano na cidade alemã de Leipzig, numa organização da Rede Europeia de Sítios da Paz com o apoio da Organização Mundial de Turismo (OMT).
O lançamento dos “European Peace Games”, um evento de intercâmbio cultural entre os dez locais atuais da Rota dos Sítios da Paz previsto para decorrer nos próximos dois anos e cuja candidatura aguarda aprovação do Programa Cultura da União Europeia, também merecerá a atenção das delegações dos vários países integrantes da Rede, nomeadamente, oriundas da Alemanha, Bulgária, Croácia, Eslováquia, Espanha, Holanda, Hungria e Portugal, para além da Roménia.
Espera-se também a presença de vários convidados, nomeadamente de cidades próximas de Bucareste potenciais membros da Rede (Iasi, Oradea, Svishtov), representantes de diversas entidades locais (Município de Bucharest, Ministérios do Turismo e da Cultura da Roménia) e de eurodeputados romenos.
O programa social do 11º Encontro incluirá visitas ao Palácio Cotroceni, o Palácio Residencial da Presidência da República Romena em cujo Museu se realiza o Encontro, e a algumas das jóias da arquitectura romena como são os casos do Castelo de Bran (mundialmente conhecido como o Castelo de Drácula) e ao Castelo de Peles, em Sinaia, nos arredores de Bucareste e terminará com um Jantar de Despedida a ter lugar no restaurante histórico do centro da cidade, o Hanul lui Manuc, local onde em 1812 foi assinado um dos quatro Tratados de Paz assinados na cidade de Bucareste, no caso entre o Império Russo e o Império Otomano.…

Programa Paralelo disponível

Para este encontro, a Rede Europeia de Sítios da Paz organizou um programa paralelo à realização do encontro destinado a todos os que queiram visitar a cidade e arredores e que queiram solidarizar-se com os objetivos e atividade da Rede.
Este programa decorrerá nos mesmos dias do encontro (4 e 5 de maio) e incluirá visitas em Bucareste (Palácio Cotroceni e Palácio do Parlamento) e nos arredores (Castelo de Bran e Castelo de Peles), tempo livre em Bucareste, três noites de alojamento em hotel e quatro refeições, incluindo o jantar no restaurante Hanul lui Manuc.
Os interessados em participar neste Programa podem obter mais informações através do email da Rede (enpp.ec@sapo.pt) ou pelo telefone 960 433 117.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.