euroace
Alentejo Hoje

Reunião de trabalho decorreu em Reguengos de Monsaraz

Associação Transfronteiriça de Municípios Lago Alqueva aprovou novos estatutos e o Protocolo de Cooperação Transfronteiriça

Nota de imprensa

19 Fevereiro 2018 | Fuente: ATLA

A ATLA – Associação Transfronteiriça de Municípios Lago Alqueva reuniu no dia 15 de fevereiro em sessão extraordinária no Salão Nobre da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz. Nesta reunião foram aprovados os novos estatutos da associação e o Protocolo de Cooperação Transfronteiriça.
Os estatutos foram alterados para contemplarem, por exemplo, a nova denominação da associação, que agora se designa Associação Transfronteiriça de Municípios Lago Alqueva, mas mantendo o acrónimo ATLA. Nesta reunião foi ainda assinado o Pacto de Autarcas para o Clima e a Energia, decorrente da adesão da ATLA ao Pacto Europeu “Mayors Adapt”, e foi feito o ponto de situação da candidatura da associação aos Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE), que vai ser entregue no dia 28 de fevereiro na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.
No âmbito desta candidatura, a ATLA recebeu propostas para 130 projetos públicos e privados, como por exemplo para praias fluviais, unidades de turismo, desenvolvimento de produtos regionais e transformação agroalimentar. A associação vai proceder à seleção dos projetos podendo a candidatura integrar 5 projetos âncora e 35 projetos complementares. O território de intervenção dos PROVERE contempla os municípios portugueses da ATLA em torno do Lago Alqueva (Alandroal, Barrancos, Moura, Mourão Portel, Serpa, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira e Viana do Alentejo) e restantes municípios do espaço Alqueva influenciados pelo recurso endógeno Alqueva.
A ATLA – Associação Transfronteiriça de Municípios Lago Alqueva foi criada em 2005 e é constituída pelos municípios de Alandroal, Moura, Mourão, Portel, Reguengos de Monsaraz, Barrancos, Viana do Alentejo, Vidigueira e Serpa, e pelos ayuntamientos de Alconchel, Cheles, Olivença e Villanueva del Fresno.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.