Alentejo Hoje

Município de Viana assinalou 120º aniversário da restauração do concelho

16 Janeiro 2018 | Fuente: Nota de Imprensa

O Concelho de Viana do Alentejo assinalou no passado dia 13 de janeiro, o 120º aniversário sobre a restauração do Concelho, numa cerimónia que teve lugar no Cineteatro Vianense, com a presença de convidados e municípes do concelho.
A cerimónia ficou marcada pela entrega de medalhas de honra do Município a duas associações que se distinguiram pelo seu trabalho em prol da vida social, cultural ou desportiva do concelho. Foram elas a Associação dos Amigos Aguiarenses e o Grupo Motard “Os Xananas” de Viana do Alentejo.
Presidida pelo presidente da Câmara Municipal, Bengalinha Pinto, a cerimónia contou ainda com a presença do presidente da Assembleia Municipal de Viana do Alentejo, António Sousa, e dos presidentes das Juntas de Freguesia de Aguiar, António Lopes, de Alcáçovas, Manuel Calado, e de Viana do Alentejo, Joaquim Viegas.
Em dia de mais um aniversário da restauração do concelho e depois das eleições autárquicas de outubro, o Presidente da Câmara agradeceu a “confiança que continuam a depositar nesta equipa autárquica”, revelando que nos próximos anos são muitos os desafios que terão pela frente, nomeadamente o projeto da descentralização de competências para as autarquias locais que prevê que estas “assumam competências em novas áreas e possam reforçar outras, tais como a educação, saúde, cultura, proteção civil, ação social, entre outras”.
Para 2018, o autarca garantiu que, apesar das dificuldades financeiras e restrições de vária ordem impostas aos municípios, o executivo continuará a trabalhar para que novos investimentos possam vir a concretizar-se num futuro próximo, com o objetivo de melhorar as condições de vida das populações. E avançou que o Município tem previsto e/ou elaborados um conjunto de projetos que necessitam de fundos comunitários para a sua concretização, mas assegurou que a “ação municipal vai muito para além de projetos físicos”.
Bengalinha Pinto recordou uma série de medidas que pretendem melhorar a qualidade de vida dos munícipes como a manutenção do IMI na taxa mínima (0,3%), o desconto no IMI para todos os agregados familiares com filhos, os descontos nas taxas e tarifas para famílias numerosas, os descontos nas taxas e tarifas das águas para os reformados, a isenção de derrama para as microempresas, a modernização dos serviços para maior aproximação com os munícipes e manter a funcionar a Loja Social, o Banco Local de Voluntariado, a Universidade Sénior e outros projetos municipais estruturantes.
Bengalinha Pinto garantiu que o executivo pretende ainda “manter a situação financeira equilibrada, sem pagamentos em atraso e com o menor endividamento possível”.
No que diz respeito às associações do concelho, em particular as homenageadas, o autarca revela que trabalham com “dedicação enquanto organizações comprometidas com o desenvolvimento humano, social, cultural e desportivo do concelho contribuindo para a coesão social e para a promoção cultural e desportiva”.
Ainda no sábado, durante a tarde, foi apresentado o documentário “Viana do Alentejo: Terra de Barro” do realizador António Menêzes, que retrata a produção oleira vianense até aos nossos dias, recordando os métodos de produção tradicionais e os tempos áureos da olaria de Viana. A ação contou ainda com a participação de personalidades ligadas à olaria e à cerâmica, como Alcino Mesquita, filho do Mestre Aníbal Alcino, antigo professor da Escola de Olaria e Cerâmica Médico de Sousa, e os antigos alunos Francisco e Josefa Lagarto, filhos do Mestre Francisco Lagarto e João Pacheco, filho do oleiro Manuel António Pacheco.
As comemorações terminaram à noite, no Cineteatro Vianense, com o espetáculo “Rock School” dos alunos da Escola de Música da Fundação Dias de Carvalho de Portel.
Na sexta-feira, dia 12, foi inaugurada no Castelo de Viana do Alentejo, a Exposição “Interpretações da Fachada Alentejana”, de Carlos Figueira, que poderá ser visitada até 11 de março, entre as 9h30 e as 13h00 e das 14h00 às 17h30. Foi ainda apresentada no Cineteatro Vianense a peça de teatro “Escória” pela Companhia de Teatro Baal 17.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.