Alentejo Hoje
Twitter rectangular

ERIHS.pt – Plataforma Portuguesa da Infraestrutura Europeia para as Ciências do Património foi apresentada em Évora

15 Janeiro 2018 | Fuente: Câmara de Évora

O Palácio de D. Manuel, no Jardim Público de Évora, foi o palco escolhido para o lançamento da ERIHS.pt – Plataforma Portuguesa da Infraestrutura Europeia para as Ciências do Património dedicada ao estudo material de bens patrimoniais, numa iniciativa que decorreu ao longo desta terça-feira, 10 de Janeiro.

A ERIHS.pt (European Research Infrastructure For Heritage Science) resulta de um consórcio de parceria entre três entidades públicas: o Laboratório HERCULES, da Universidade de Évora, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil e o Laboratório José de Figueiredo da Direção Geral do Património Cultural, num investimento global de 1 milhão e 200 mil euros aplicado numa infraestrutura que se pretende de referência na investigação, conservação e valorização do património cultural.

Esta plataforma, lançada no início do Ano Europeu do Património Cultural, vai permitir o acesso da comunidade científica e do tecido empresarial a meios analíticos de ponta, disponibilizando as competências científicas e as valências dos vários laboratórios envolvidos. A aposta em formação específica para investigadores é outro dos objetivos, revelou António Candeias, diretor do Hércules.

A cerimónia de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá, o qual lembrou que "em Évora há grande preocupação com a reabilitação do património", tendo salientado que existem "desafios sobre como adaptar o Centro Histórico à realidade de vida atual, mantendo-o vivo e habitado", alertou. O autarca considera assim esta nova plataforma como um importante contributo para o objetivo de reabilitar o património urbano.

Presentes na sessão de apresentação, na qual foi possível observar um laboratório móvel de demonstração, estiveram também a Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, bem como os Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e da Cultura, Luís Castro Mendes, para além do Diretor da Infraestrutura Europeia ERIHS, Luca Pezzati.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.