Alentejo Hoje
Twitter rectangular

Alcáçovas – Três dias a promover a doçaria

06 Dezembro 2017 | Fuente: Nota de Imprensa

Alcáçovas voltou a juntar doceiras e doceiros de vários pontos do país, numa Mostra de Doçaria que decorreu de 1 a 3 de dezembro, e que já faz parte do calendário de inverno da região. A 18ª edição do certame, promovida pelo Município de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia de Alcáçovas, abriu portas para três dias de sucesso, onde o Bolo Conde de Alcáçovas, o Bolo Real, as Sardinhas Albardadas e os Amores de Viana foram os reis da festa.
Para além dos doces de fazer crescer água na boca, a Mostra de Doçaria apresentou o 6º Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana promovido pela Junta de Freguesia de Alcáçovas que pretendeu sensibilizar para a importância da divulgação e preservação de doçaria tradicional portuguesa, atribuindo prémios aos melhores doces a concurso. Em 1º lugar ficou a Padaria do Ernesto (Alcáçovas) com Lampreia de ovos, em 2º lugar Celestes e Companhia com Celestes de Santa Clara e, em 3º lugar, Margarida Ilhéu (Alcáçovas), com Lampreia. Foi ainda atribuída uma menção honrosa à Confeitaria de Santa Luzia, de Figueiró dos Vinhos, com Castanhas Doces. Os prémios tiveram o patrocínio das Varandas do Montado; Casa Maria Vitória; Padaria do Ernesto; Margarida Ilhéu, Confeitaria, Unipessoal, Ltd; Queijaria de Alcáçovas e Pimentão Morita e Filho.
Esta 18ª edição contou ainda com um programa diversificado que incluiu sessões de showcooking para adultos e crianças, danças, cante alentejano e os espetáculos com Os Vocalistas e os Gospel Collective que encerram a XVIII Mostra de Doçaria, no domingo.
De salientar que no sábado, dia 2, houve um Flash Mob para assinalar o 2º aniversário da classificação do fabrico de chocalhos como Património Cultural Imaterial da Humanidade com Necessidade de Salvaguarda Urgente, pela Unesco, que contou com a presença do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Siva, do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, e do Presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, Manuel António Calado. O Flash Mob contou ainda com a atuação do Grupo Malha Vacas, junto ao stand da Empresa Chocalhos Pardalinho de Alcáçovas, presente na Mostra.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.