Alentejo Hoje
Twitter rectangular

No Natal Clássico do Convento do Espinheiro

Filipe Pinto-Ribeiro interpreta Mozart e Schubert

05 Dezembro 2017 | Fuente: Redação

A Igreja do Convento do Espinheiro voltou a ser palco, este fim-de-semana, de um evento de obras-primas da música clássica, com o Filipe Pinto-Ribeiro, pianista e Director Artístico, a apresentar obras de Mozart e Schubert, no âmbito da iniciativa Natal Clássico.

Tratou-se de um fim de semana composto por dois concertos com grandes músicos de renome internacional liderados pelo pianista Filipe Pinto-Ribeiro, onde se destaque ainda o britânico Jack Liebeck, um dos mais aclamados violinistas do panorama mundial, o grande clarinetista e compositor Paul Dean, a brilhante violoncelista australiana Trish O’Brien, Tiago Pinto-Ribeiro, o contrabaixista português mais laureado internacionalmente, e a jovem violetista russa Yana Kucherova, artista em residência na Capela Musical Rainha Elisabete da Bélgica e 1.º Prémio de Viola no Verão Clássico 2015.

O concerto de sábado à noite, segundo Filipe Pinto-Ribeiro, foi dedicado ao grande compositor austríaco Franz Schubert e incluiu o inspirado Nocturno para Trio com Piano e o bem-disposto Quinteto “A Truta”, uma das obras mais populares da história da música.

O consagrado pianista explicou ainda que, no domingo à tarde, “o concerto foi inteiramente preenchido por obras de Wolfgang Amadeus Mozart, uma ocasião privilegiada para se poder ouvir a Fantasia em ré menor para piano e a belíssima Serenata N.º 10 "Gran Partita", cujo famoso Adagio foi utilizado no famoso filme “Amadeus” de Milos Forman.

A Directora Operacional do Convento do Espinheiro, a Luxury Collection Hotel & Spa, Filipa Oliveira, mostrou-se extremamente satisfeita com a adesão dos eborenses a esta “oferta cultural de qualidade. Não queremos que sejam só os nossos hóspedes a beneficiar destes concertos, mas também os apreciadores deste género musical”.

“Em setembro já tínhamos feito, pela primeira vez, um recital com o Filipe Pinto-Ribeiro, que adorou o espaço, a sua monumentalidade, e principalmente a acústica da nossa igreja, pelo que ficou logo acordado a realização de novos concertos”.

Sem levantar muito o véu, Filipa Oliveira revelou ainda que 2018 poderá trazer mais algumas novidades nesta matéria, já “Filipe Pinto-Ribeiro e os músicos que habitualmente o acompanham querem regressar a Évora e o Convento do Espinheiro quer continuar a oferecer produtos culturais diferenciadores e de grande qualidade”.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.