acerca otoño 2
Alentejo Hoje
Twitter rectangular

Programa abem: Rede Solidária do Medicamento com campanha de recolha de fundos nas Farmácias de Portalegre

“DÊ TROCO A QUEM PRECISA” PARA AJUDAR QUEM NÃO CONSEGUE ADQUIRIR A SUA MEDICAÇÃO

09 Novembro 2017 | Fuente: Nota de Imprensa

Com o objetivo de ajudar quem mais precisa a adquirir os medicamentos de que necessita, o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento lançou uma campanha solidária de recolha de fundos em 9 Farmácias do distrito de Portalegre, que decorrerá até 24 de dezembro. Sob o mote “Dê troco a Quem Precisa”, a campanha convida todos os portugueses a participar, doando o troco resultante das compras efetuadas na sua Farmácia. O montante angariado será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos para beneficiários identificados pelo Programa.
A campanha “Dê Troco a Quem Precisa” abrange 500 farmácias de oito distritos (Beja, Coimbra, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal e Viseu). Os portugueses que se deslocarem às Farmácias abrangidas são convidados a doar o seu troco aquando do momento da compra. Essa verba é de imediato alocada ao fundo solidário do Programa abem: e aos beneficiários que dele fazem parte.
Para Maria de Belém Roseira, presidente do Conselho Geral e de Supervisão da Associação Dignitude – entidade dinamizadora do Programa abem: - esta campanha assume uma particular importância por “apelar ao caráter solidário dos portugueses, à união e altruísmo de todos na resposta a um problema de emergência social que é o não acesso ao medicamento por insuficiência de rendimentos disponíveis.” Para a ex-ministra da Saúde, “a correta terapêutica é essencial para a saúde da população. Não podemos permitir que tal não seja possível por falta de rendimento disponível, sendo neste ponto essencial a união de toda a sociedade civil, para que nenhum português tenha de sair da Farmácia sem toda a terapêutica de que necessita para fazer face à sua debilidade de saúde”.
Recorde-se que, de acordo com um estudo da Universidade Católica de final de 2015, um em cada cinco portugueses não consegue comprar todos os medicamentos receitados pelo seu médico, aquando da visita à farmácia. Uma realidade para a qual a Associação Dignitude pretende ajudar a dar resposta através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, e desta campanha, que concretiza os esforços do programa, apelando à participação de todos.
Atualmente com mais de 3 mil beneficiários, o Programa abem: ambiciona auxiliar 25 mil pessoas em situação de carência a ter acesso à sua medicação até ao final do próximo ano e 50 mil até ao final de 2019. Para tal, prevê o alargamento do programa a todos os distritos do país e regiões autónomas, já no final deste ano. Já foram adquiridos, ao abrigo do abem:, 40.820 medicamentos desde a sua origem, em maio de 2016.

Farmácias do distrito de Portalegre aderentes à Campanha “Dê Troco a Quem Precisa”:
Farmácia Nova de Aviz, Avis
Farmácia Campo Maior, Campo Maior
Farmácia Central, Campo Maior
Farmácia Calado Lda., Elvas
Farmácia Europa, Elvas
Farmácia Carvalho Pinto, Ponte de Sor
Farmácia Varela Dias, Ponte de Sor
Farmácia Andrade, Sousel
Farmácia Mendes Dordio, Sousel

Sobre a Associação Dignitude:

A Associação Dignitude nasceu no dia 4 de novembro de 2015, em Coimbra, onde está sedeada. É uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses. O abem: Rede Solidária do Medicamento é o primeiro Programa promovido pela Associação Dignitude
São Associados Promotores a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Portuguesa de Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional das Farmácias. Através de protocolos institucionais, juntaram-se ao projeto a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias Portuguesas e a Associação de Farmácias de Portugal.
São Embaixadores Dignitude: António Arnaut; António Ramalho Eanes; Francisco Carvalho Guerra; João Gonçalves da Silveira; João Cordeiro; Maria de Belém Roseira; Maria Odette Ferreira.

Sobre o Programa abem:

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é um projeto inovador, lançado pela Associação Dignitude. Tem como objetivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.
O abem: assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento. Qualquer pessoa em situação de carência pode ser referenciada ao programa pelas entidades locais, que vão desde juntas de freguesia e câmaras municipais, a IPSS e outras instituições da área social. Depois de referenciado, o beneficiário tem acesso ao Cartão abem:, bastando apresentá-lo numa farmácia abem: para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem receitados. As despesas são cobertas pelo Fundo Solidário, 100% dedicado à co-comparticipação de medicamentos dentro do Programa, alimentado por uma campanha permanente de fundraising.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.