acerca otoño 2
Alentejo Hoje
Twitter rectangular

Município de Viana no combate à violência doméstica

06 Novembro 2017 | Fuente: Nota de Imprensa

No âmbito do Protocolo para uma Estratégia de Combate à Violência Doméstica e de Género – Concelho de Viana do Alentejo, realizou-se no passado dia 2 de novembro, no Salão da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo, a primeira reunião que contou com a presença de todos os parceiros.
Em cima da mesa estiveram a apresentação das entidades participantes, a identificação dos interlocutores bem como a definição da articulação e cooperação institucional.
Recorde-se que este protocolo foi assinado no passado dia 21 de julho, no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, no âmbito da Conferência “Combate à Violência Domésica e de Género – Um desígnio de todas e todos”, promovida pelo Município de Viana do Alentejo, que surgiu depois de um ato de violência doméstica ocorrido no concelho e que preocupou várias entidades.
Assinaram o Protocolo o Município de Viana do Alentejo, a Junta de Freguesia de Viana do Alentejo, a Junta de Freguesia de Alcáçovas, a Junta de Freguesia de Aguiar, o Centro Distrital de Évora do Instituto da Segurança Social, I.P., a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços da Região Alentejo, a Administração Regional de Saúde do Alentejo, a Procuradoria da República da Comarca de Évora, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Viana do Alentejo, o Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Évora, a Cáritas Arquidiocesana de Évora e a Associação Terra Mãe – Lar e Centro de Acolhimento para Crianças e Jovens.
Segundo o Protocolo a Estratégia de Combate à Violência Doméstica e de Género visa uma territorialização das respostas na área de violência, enfatizando as ações de formação, sensibilização e aprofundamento do conhecimento, articulado com as forças de segurança, as entidades com competência em matéria de proteção social e as organizações não governamentais.
A implementação deste Protocolo no concelho de Viana do Alentejo visa alcançar com o envolvimento de todos os parceiros, uma resposta mais eficaz e eficiente no combate e prevenção da violência doméstica, não apenas para o concelho, mas também para o distrito de Évora.
O presente protocolo, que tem a duração de dois anos, tem por objetivo a implementação de uma resposta que passa pelo atendimento, apoio e proteção às vítimas de violência doméstica e de género e na sensibilização e combate a esta problemática.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.