acerca otoño 2
Alentejo Hoje
Twitter rectangular

Badajoz, sede da Cooperação Transfronteiriça

O Comité Executivo da Assembleia Geral da ARFE e a Conferência das Regiões Fronteiriças Europeias tiveram ambos lugar na capital pacense.

27 Outubro 2017 | Publicado : 15:35 (27/10/2017) | Actualizado: 15:36 (27/10/2017)

As actividades da Semana da Cooperação Transfronteiriça continuaram ontem em Badajoz, com a realização do Comité Executivo da Assembleia Geral da ARFE, Associação das Regiões Fronteiriças da Europa, no qual se abordou o futuro da política de cooperação internacional.
A Associação das Regiões Fronteiriças da Europa realizou esta assembleia na capital pacense por ocasião do 750º aniversário do Tratado de Badajoz entre o rei Alfonso X de Castilla e o rei Afonso III de Portugal, celebrado em 1267 para “delimitar a fronteira hispano-portuguesa”.
Começava também ontem, quinta-feira, na cidade pacense, a Conferência das Regiões Fronteiriças Europeias, com a presença do presidente da Junta da Extremadura, Guillermo Fernández Vara.
O chefe do executivo sublinhava, durante a inauguração do acto “Periferia. No centro da coesão”, que na época actual “as fronteiras só estão na memória” e valorizava a cooperação entre Portugal e a região da Extremadura que deu lugar “a uma integração de todos os habitantes de um lado e de outro da fronteira”.

“Hoje, a integração está plenamente conseguida”, disse Vara, destacando ainda feitos importantes de cooperação e colaboração entre ambos os países e, em concreto, entre as regiões fronteiriças do Alentejo e Centro de Portugal e a Extremadura.

Assim, realçou que passaram de uma cooperação “mais institucional e cultural” a uma “colaboração e cooperação no âmbito dos serviços”, frisando que a Extremadura e a região portuguesa do Alentejo “foram as primeiras regiões na Europa que puseram em marcha um programa para partilhar tecnologia de última geração” ao nível da saúde.

Assistiram também ao acto o alcaide de Badajoz, Francisco Javier Fragoso, e o presidente do Comité Europeu das Regiões, Karl-Heinz Lambertz.

O alcaide de Badajoz referiu que a fronteira entre Espanha e Portugal é uma das mais antigas da Europa e acrescentou que, com a cooperação actual, “abre-se um mundo de oportunidades”.

logo euroregiones


interreg

logo git junta

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.