acerca otoño 2
Alentejo Hoje
Twitter rectangular

Workshop sobre obstáculos à cooperação transfronteiriça

Os obstáculos à cooperação transfronteiriça e suas boas práticas foram discutidos quarta-feira, 25 de Outubro, no workshop organizado pela Comissão Europeia na Assembleia de Extremadura, em Mérida.

26 Outubro 2017

Uma centena de representantes de França, Itália e Portugal, bem como da Comissão Europeia e da Associação das Regiões Fronteiriças da União Europeia (ARFE), participaram no workshop “Promover o crescimento e a coesão nas regiões fronteiriças da União Europeia”.

Esta é uma das actividades integradas na Semana de la Cooperación por la eurorregión Euroace (Alentejo-Centro-Extremadura), a Associação das Regiões Fronteiriças Europeias e o Governo Regional da Extremadura, onde a participação de especialistas de mais de 30 países.

Na cerimónia de abertura do evento, a directora geral de Acção Externa, Rosa Balas, destacou a importância de remover as barreiras legais e administrativas que retardam o progresso desta cooperação entre as regiões europeias. Sublinhou ainda que este seminário foi realizado, pela primeira vez, na capital da Extremadura após a apresentação, a 21 de Setembro, na Comissão Europeia em Bruxelas, de um relatório sobre "Obstáculos à cooperação transfronteiriça" e que depois de Mérida se seguirá Copenhaga e Bratislava.

Os participantes do workshop discutiram as barreiras legais, jurídicas e administrativas que “afectam o mercado interno e a livre circulação de pessoas”, bem como as soluções ou medidas implementadas na Europa e as que “ainda” se pode realizar.

SEMANA DE COOPERAÇÃO TRANSFRONTERIZA

As actividades no âmbito da Semana de Cooperação continuam hoje em Badajoz com a celebração do Comité Executivo da Assembleia Geral da ARFE, que discutirá o futuro da política de cooperação internacional.

A Associação das Regiões Fronteiriças da Europa, como referido, realiza esta assembleia por ocasião do 750º aniversário do Tratado de Badajoz entre o rei Alfonso X de Castela e o rei Alfonso III de Portugal, assinado em 1267 para “delimitar a fronteira hispano-portuguesa”.

Neste sentido, Rosa Balas indicou que o lançamento do programa Interreg há 27 anos foi um "avanço fundamental para as regiões fronteiriças europeias e, em particular, para as relações entre Extremadura e Portugal", sendo a fronteira entre Espanha e Portugal das mais antigas da Europa.

logo euroregiones

interreg

logo git junta

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.