acerca otoño 2
Alentejo Hoje
Twitter rectangular

Jantar monástico com (muita) ciência

23 Outubro 2017 | Fuente: Nota de Imprensa

O difícil é encontrar neste país uma terriola que não tenha uma feira medieval ou algo aparentado. Em Estremoz o Centro Ciência Viva (CCVE), - antigo Convento das Maltezas - brindou-nos com algo diferente, escreva-se com verdade, algo muito superior; os “Manjares no Claustro / Viagem no Cosmos no Convento”. Foi servida uma ementa composta pelas mais variadas iguarias, que privilegiam receitas tradicionais da Época Medieval e alguns dos ingredientes que começavam então a impor-se, como o alecrim. Para além disso foi dado especial destaque a receitas tipicamente ligadas a Estremoz e ao convento das Maltezas como seja o caso do pudim de água. Mas muito mais do que um jantar do passado houve elevados momentos de ciência, uma viagem à evolução da ciência do cosmos ao longo dos tempos, de Platão a Einstein. Afinal estamos num excelente Centro de Ciência para todo o Alentejo que devemos conhecer e estimar.
O cenário das Maltezas é perfeito, o trabalho da equipa do CCVE é justo, provavelmente único, e no dia do repasto os comensais trajam a rigor com roupas da época. Se juntarmos ao cenário e encenação a história que nos é contada, como durante os últimos 2500 anos os homens foram olhando para os céus e tentando perceber o universo onde nos inserimos, estamos perante um evento invulgarmente rico.
É oportuno referir que a iniciativa surgiu de uma proposta que uma associação local, Ad Ruina (Nuno Mourinha e Vasco Abegoaria), fez ao Centro Ciência Viva de Estremoz, no sentido de se realizar um jantar medieval temático aproveitando os magníficos claustros do Convento das Maltezas que são património classificado, tendo-se o primeiro jantar realizado em 2014. O evento está aberto a qualquer pessoa que se inscreva, população local e visitantes. Neste jantar estiveram presentes a Administradora da Universidade de Évora, Dra Cesaltina Frade, e a Presidente do Ciência Viva, Dra Rosalia Vargas. Ao longo do ano o CCVE tem uma vasta agenda de atividades que merecem a nossa atenção, para 2018 prevê-se uma nova edição do Jantar Monástico; o Alentejo no seu melhor.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.