Alentejo Hoje
Twitter rectangular

Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Alentejo Central

29 Setembro 2017 | Fuente: Nota de Imprensa

No passado dia 21 de setembro, realizou-se, na sede da CIMAC em Évora, o segundo workshop técnico do PIAAC-AC, no qual foram apresentados aos técnicos municipais das 14 autarquias que compõem a Comunidade Intermunicipal os resultados do relatório da fase 1 - ‘Caracterização e diagnóstico de vulnerabilidades atuais do Alentejo Central’ - através da devolução e reflexão sobre o trabalho realizado pela equipa de especialistas do consórcio CEDRU-IGOT-WE CONSULTANTS. Complementarmente à contextualização e cenarização climáticas e à identificação de impactos e avaliação de vulnerabilidades atuais e futuras, abordaram-se igualmente, de forma prospetiva face ao trabalho a realizar, a identificação e avaliação das opções e medidas de adaptação e as temáticas setoriais da saúde humana e dos recursos hídricos na adaptação às alterações climáticas.

Neste workshop foi também entregue o manual 2 – ‘Identificação e avaliação de opções de adaptação’, sendo parte integrante dos materiais de apoio preparados especificamente para desenvolvimento do PIAAC-AC. De forma a atingir os objetivos acima identificados, o manual introduz uma série de novos conceitos-chave sobre a temática da adaptação, reforçando os conceitos iniciais já disseminados nos manuais anteriormente entregues ‘Programa Formativo e Guia Metodológico’ e ‘Identificação de Vulnerabilidades Climáticas Atuais e Futuras’.

No seguimento deste momento de capacitação no qual participaram muito ativamente os técnicos municipais presentes, começarão a ser delineadas as medidas e opções de adaptação que, a prazo, poderão vir a ser implementadas no Alentejo Central, de modo a apresentar as mesmas para análise e discussão num próximo workshop técnico já agendado para o início de dezembro.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.