Alentejo Hoje
Twitter rectangular

Alentejo acolhe um dos maiores Stupas do mundo ocidental

27 Setembro 2017 | Fuente: Nota de Imprensa

No próximo sábado, dia 30 de Setembro, a comunidade Guhya Mantrika de budismo tibetano inaugura o Stupa Tashi Gomang no centro de retiros de Santa Susana, Alcácer do Sal, um importante monumento da arquitectura sagrada budista.

A cerimónia inaugural dará por completa a construção do monumento, iniciada em 2016, e cujo nome em português significa Grande Stupa da Auspiciosidade. O edifício tem 16 metros de altura e inclui um templo de 36 metros quadrados no piso térreo preparado para acolher rituais, cerimónias e palestras sobre os ensinamentos de Buda. O Tashi Gomang será um dos mais altos stupas do mundo ocidental.

Construir um stupa de raiz era um dos planos e objetivos a concretizar a curto prazo pela Comunidade Guhya Mantrika desde a abertura do centro de retiros de Santa Susana em 2014. Este centro, de nome Thubten Phuntsog Gephel Ling, promove e organiza atividades e retiros ao longo do ano em articulação com o Centro de
Estudos Tibetanos Pendê Ling de São João do Estoril, pertencente à mesma comunidade. O centro de retiros no Alentejo inscreve-se na rota internacional de turismo religioso budista tibetano e também no roteiro dos curiosos por budismo que se aproximam para terem contacto com a meditação e os ensinamentos budistas.

Lama Gyurme, responsável pela Comunidade Guhya Mantrika, explica: “Este stupa é um marco devido ao seu profundo simbolismo e impacto positivo sobre o mundo e os seres vivos em geral, em particular em Portugal e singularmente na região do Alentejo em que estamos situados. Os Stupas trazem auspiciosidade, prosperidade e são uma fonte de bênção para todos aqueles que o vêem.”

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.