Alentejo Hoje
Twitter rectangular

Paço dos Henriques acolheu I Semana PAGUS

18 Setembro 2017 | Fuente: Nota de Imprensa

Para assinalar as comemorações do Tratado da Paz das Alcáçovas (4 de setembro de 1479) e a abertura do conjunto histórico-arquitetónico “Paço dos Henriques” (4 de setembro de 2016), o Município de Viana do Alentejo, o Programa PAGUS e a Turismo do Alentejo e Ribatejo, ERT, promoveram de 4 a 9 de setembro, a I Semana PAGUS, no Paço dos Henriques, em Alcáçovas. Com esta ação pretendeu-se valorizar o diálogo entre culturas e civilizações, bem como promover a salvaguarda do património.
A iniciativa visou a criação, segundo Paulo Lima, Diretor do Programa PAGUS, “de uma plataforma experimental na vila de Alcáçovas, que mostre como o património e, em particular, o património cultural imaterial é um espaço de diálogo e pode contribuir para a construção da paz a partir das tradições, dos usos e dos costumes das gentes, povos, culturas e civilizações”.
Do programa fez parte um ciclo de conferências com a presença de especialistas de áreas como a museologia, a importância da água, a partilha digital do conhecimento e a história do fabrico de chocalhos em Alcáçovas.
No dia 4 de setembro decorreu a sessão oficial comemorativa do Tratado da Paz das Alcáçovas que incluiu a apresentação dos Prémios PAGUS. Esse dia fechou com a inauguração da exposição de cartoons “(…) Esta coisa tão nossa de querer ser Património da Humanidade”, de Luís Afonso, que reúne cartoons publicados na última década e meia e que serão publicados em catálogo.
Já no dia 7 teve lugar a assinatura do protocolo para a constituição do PAGUS entre o Município de Viana do Alentejo e a Turismo do Alentejo e Ribatejo, ERT, bem como a apresentação da plataforma digital WWW.PAGUS.PT e o programa PAGUS 2017/2018: estratégia e ações.
Apresentado foi também o Festival PAX MUSICAE, que pretende constituir-se como uma plataforma de diálogo através da música entre culturas e civilizações em conflito.
De salientar que o PAGUS é um projeto destinado à salvaguarda da paisagem e do património cultural imaterial euro-mediterrânico e para a promoção do turismo sustentável, que resulta de uma parceria entre o Município de Viana do Alentejo e a Turismo do Alentejo e Ribatejo, ERT.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.