Alentejo Hoje
Twitter rectangular

Este domingo, por entre terras de Monfurado

Trail junta 400 Sem Pavor

17 de Setembro

13 Setembro 2017 | Fuente: Nota de Imprensa

É já este domingo, dia 17, que tem lugar a segunda edição do Trail Sem Pavor, prova que decorre num percurso que une Boa Fé, S. Sebastião da Giesteira e Valverde, com a organização a conseguir superar as melhores expectativas já que estão inscritos cerca de quatro centenas de atletas.

O 2º Trail Sem Pavor, organizado pela Câmara Municipal de Évora e União de Freguesia de Nossa Senhora da Tourega e Nossa Senhora de Guadalupe, pretende dinamizar a prática desportiva na região nomeadamente o Trail Running, trazendo ao concelho de Évora atletas de todo o País.

Segundo a organização, o Sem Pavor tem como objetivo conjugar o espírito de aventura na natureza, o turismo e o desporto, sendo constituído por três percursos (trails) de distâncias distintas (longo-35kms; curto-20kms e mini-8kms), uma prova para os mais novos (kid's trail) e por uma caminhada.

Assim, este domingo, com a previsão meteorológica a apontar para uns simpáticos 25ºc, os amantes do Trail, corrida realizada em percursos de natureza com diferentes níveis de dificuldade, irão defrontar um percurso totalmente seco, nos mais variados ambientes e terrenos, em que o montado é uma presença constante.

A beleza das “Terras de Monfurado” será ainda apimentada pelas dificuldades inerentes a subidas exigentes e descidas em vertiginosas, exigindo-se técnica e perícia, a estradões largos, e zona de superação pessoal e sofrimento, próprios de uma modalidade desportiva que venera tanto aquele que vence como aquele que chega em último, mas que consegue terminar sem vacilar.

Trail Running

O Trail Running popularizou-se nos últimos anos e tem tido um grande incremento ao nível de organização de eventos, em todas as serras e terrenos montanhosos de todo o Mundo. Esta modalidade desportiva é caracterizada por trazer um elevado grau de emoção, desafio, superação dos limites do corpo humano e também uma total integração com o espaço natural e aventura.

Running é um termo anglo-saxónico que define o ato de correr. Num sentido geral pode englobar qualquer atividade física de locomoção a um ritmo ou velocidade (ou ambos) superiores aos da caminhada normal. Mas num sentido mais restrito, onde se incluem os praticantes desta atividade, que se apelidam de corredores, o Running é a prática regular em ambiente urbano, planificada, sistemática e com alto grau de disciplina de atividade física de correr.

A prática do Running (corrida de características urbanas) estendeu-se para a periferia e zonas rurais e nos últimos anos para zonas de montanha. Esta mutação de local da prática desportiva, derivou naquilo que hoje se chama TRAIL RUNNING. Esta disciplina desportiva de montanha, combina algumas componentes de corrida e caminhada. A corrida é uma atividade física planificada que consiste em correr. A caminhada é uma atividade física que consiste em andar.

A diferença da corrida convencional, como na caminhada, o Trail Running é praticada em ambientes não urbanos, fundamentalmente em serras, montanhas, desertos, bosques e outros locais naturais. Por isso o termo “trail “ significa trilho ou caminho natural.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.