Alentejo Hoje
Twitter rectangular

Teatro Dom Roberto nas Piscinas Municipais de Évora

11 Setembro 2017 | Fuente: Câmara de Évora

O espetáculo Teatro Dom Roberto animou a manhã de 6 de setembro nas Piscinas Municipais de Évora. O final da manhã e a tarde foram preenchidos com uma oficina de construção de marionetas que contou com cerca de 20 participantes, designadamente animadoras, auxiliares de educação pré-escolar, monitores e técnicos camarários.

Uma ação que faz parte do Projeto ID Memória (fruto de parceria entre a EDP Tradições 2016-2018, Câmara de Évora, Mãozorra Produções e Red Cloud Produções) e que integra as atividades de início do novo ano letivo, dinamizadas pela autarquia eborense em conjunto com diversos parceiros.

O Teatro Dom Roberto teve como dinamizadora Sara Henriques e contou com o apoio de Érica Rodrigues (em especial na oficina de formação), sendo o público do espetáculo constituído por cerca uma centena de pessoas, nomeadamente crianças do programa municipal Okup@-te e utentes de várias instituições sociais. No final, houve ainda uma conversa onde se solicitou ao público sénior a partilha de memórias sobre esta arte tradicional.

Trata-se de um teatro de marionetas que se faz há mais de 200 anos em Portugal e que quase se perdeu nos anos 80 do século XX, tendo ganho nova vida posteriormente e contanto atualmente com mais de uma dezena de pessoas empenhadas na sua divulgação e preservação. Através do espetáculo - que recorre ao uso da técnica da luva e da palheta - são apresentadas memórias e identidades de um passado distante em que o povo se juntava nas praças centrais para conviver e comunicar vivências comuns.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.