Twitter rectangular
Alentejo Hoje

Ministro do Planeamento e das Infraestruturas vai inaugurar a variante e a nova Ponte do Albardão sobre o Rio Degebe

Nota de imprensa

27 Julho 2017 | Fuente: Município de Reguengos de Monsaraz

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, vai inaugurar na segunda-feira, dia 31 de julho, às 11h, a variante e a nova Ponte do Albardão sobre o Rio Degebe, na Estrada Nacional 256, que liga Reguengos de Monsaraz a Évora. Esta obra da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal foi realizada em menos de um ano e representou um investimento de três milhões de euros.
Após o descerramento da placa, será apresentada a obra pelo diretor de Gestão da Rede Rodoviária, Carlos Santinha Horta, seguindo-se as intervenções de José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, e de Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora. A fechar vai discursar o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.
A variante tem 2,7 quilómetros de extensão e a nova ponte sobre o Rio Degebe ficou com 117,5 metros de comprimento, retirando o trânsito da antiga Ponte do Albardão, que é demasiado estreita e não permite o atravessamento automóvel em simultâneo nos dois sentidos da estrada. Com esta obra foi também corrigido o traçado, com a eliminação de várias curvas onde se registaram dezenas de acidentes.
A construção da ponte era uma obra reivindicada há décadas pelo Município de Reguengos de Monsaraz, tendo o governo lançado o procedimento para a empreitada em 2010, que depois foi anulado em 2014. A EN 256 é uma via fundamental para o concelho de Reguengos de Monsaraz e para os seus munícipes, pois é a principal acessibilidade de ligação a Évora e à capital do país, à autoestrada mais próxima e a Espanha.
Esta estrada regista todos os anos um aumento substancial de tráfego, pois para além das deslocações por motivos de trabalho e de lazer entre concelhos vizinhos, o desenvolvimento turístico desta região e o Grande Lago Alqueva têm conduzido a um crescimento significativo de turistas que utilizam esta via.
José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, afirma que “o dia 31 de julho vai ser histórico para o concelho e para a região, pois a construção de uma nova ponte sobre o Rio Degebe foi reclamada pelos autarcas e pela população durante décadas, devido às dezenas de acidentes que se verificaram neste troço e que vitimaram muitas pessoas. Para além da segurança rodoviária que é essencial para quem circula neste troço da EN 256, esta estrada é muito importante para o desenvolvimento económico e turístico do concelho de Reguengos de Monsaraz, pois muitas vezes as decisões de investimento são tomadas tendo em conta a qualidade das acessibilidades”. O autarca sublinha ainda que “esta obra é um exemplo de como deviam ser todas as obras no país, pois foi construída no prazo estipulado e, considerando que era uma obra em grande altitude, merece igualmente elogios o plano de segurança da empresa e todos os cuidados que tiveram com os trabalhadores para que não existissem acidentes de trabalho”.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.