Alentejo Hoje
Twitter rectangular

Conselho Municipal de Educação fez balanço do trabalho realizado

20 Julho 2017 | Fuente: Câmara Municipal de Évora

O Conselho Municipal de Educação de Évora realizou a última reunião deste mandato no dia 18 de Julho, presidido pela Vereadora Élia Mira, destacando-se entre outros assuntos, o balanço da intervenção municipal na área educativa, incluindo o trabalho concretizado por este Conselho.

No balanço efectuado, Élia Mira, destacou os investimentos camarários feitos nas escolas e jardins de infância nos últimos três anos (alguns também com as Freguesias) que incluíram, entre outros trabalhos, melhoria de coberturas, instalações eléctricas, caixilharias, pavimentos, pinturas, impermeabilização de terraços, segurança, sistema de climatização e canalizações. Falou também das intervenções cuja concretização está ainda agendada para este ano e de outras candidatadas a fundos comunitários.

No que respeita ao trabalho do Conselho Municipal, salientou, entre outras medidas, a conclusão até final do ano da Carta Educativa, a criação dos Percursos "Évora Cidade Educadora", para melhor conhecer as instituições e reforço dos princípios de intervenção subjacentes à Carta de Princípios da Cidade Educadora, a reformulação do modelo de Actividades de Enriquecimento Curricular ou a criação de projectos como "Missão Ciência e Arte" em conjunto com a Universidade e os Agrupamentos de Escolas.

Recordou ainda outros projectos que foram postos em marcha como o Projeto Municipal de Promoção da Leitura "Voar na Asa dos Livros", a "Volta a Évora em 70 Dias", "Do Lado de Cá – A Autarquia das Portas para Dentro" e "Ser a Brincar", que responde à necessidade de ocupação dos tempos livres das crianças em idade pré-escolar que frequentam um estabelecimento de educação da rede pública e também a preparação do evento comemorativo do Dia Internacional das Cidades Educadoras, onde o Conselho teve um papel essencial, destacando a participação ativa na execução do Seminário "Três Pilares para a Construção Educadora: Democracia, Escola e Cidade", realizado a 30 de novembro de 2016.

A Técnica Municipal Adelina Paredes apresentou a proposta de Plano de Transportes Escolares para 2017/18. A responsável pela Divisão de Educação e Intervenção Social, Helena Ferro, fez a contextualização do ponto acerca da Aprovação do Processo de Ação Escolar 2017/18, nomeadamente no que respeita à proposta camarária, aprovada por unanimidade, para aplicação dos valores indicados no despacho nº 5296/2017, de 16 de Junho, referentes a apoios em alimentação, material escolar e visitas de estudo para os alunos do 1º Ciclo crianças do Pré-Escolar.

Foi apresentado o balanço do programa EPIS, desenvolvido na Escola Básica Conde Vilalva, pelo seu Coordenador Regional, Marcelo Formosinho. Recorde-se que o projecto visa a promoção do desenvolvimento pessoal e social dos alunos em risco de insucesso escolar.

Mereceu ainda aprovação por unanimidade um voto de pesar pelo falecimento da Condessa de Vilalva Maria Teresa Eugénio de Almeida (viúva de Vasco Eugénio de Almeida, criador da Fundação Eugénio de Almeida), proposto por Rui Rosado, em representação das instituições de solidariedade social com intervenção na área educativa.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.