acerca otoño 2
Alentejo Hoje
Twitter rectangular

Évora

A EUROACE e a EUROAAA no Torneio Luso-Espanhol de Badminton

de 8 a 9 de julho

22 Junho 2017 | Fuente: Nota de Imprensa

O Clube de Badminton de Évora realiza anualmente o Torneio Luso-Espanhol de Badminton. É o maior torneio de Badminton realizado anualmente em Portugal e mesmo na Península Ibérica poucos existem com esta dimensão, envolvendo mais de 350 atletas nacionais e estrangeiros, e vai para a sua X Edição, fazendo com que Évora se afirme cada vez mais como ‘Capital Ibérica de Badminton’.

A X Edição do Torneio Luso-Espanhol de Badminton, realiza-se nos dias 8 e 9 de julho de 2017, no Pavilhão D. Bosco - Escola dos Salesianos e no Pavilhão da EBI+JI da Malagueira - Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, em Évora. As provas até ao escalão sub.15 (inclusive) disputar-se-ão na Escola da Malagueira e as restantes provas no Pavilhão dos Salesianos. Marcam presença nesta edição dois atletas olímpicos, o Fernando Silva que participou nos Jogos Olímpicos de 2012 e a Telma Santos que participou nos Jogos Olímpicos de 2016 e que será a madrinha do X Torneio Luso-Espanhol de Badminton.

Este evento desportivo começou no ano de 2007 com cerca de meia centena de atletas de clubes portugueses e espanhóis, na terceira edição participaram mais de duas centenas e, atualmente, participam mais de trezentos e cinquenta atletas. Tem como objetivo promover a modalidade a nível nacional e o intercâmbio entre atletas e clubes de badminton entre regiões e países, promovendo a competição transfronteiriça entre todos os envolvidos, desde as entidades organizadoras/promotoras, passando pelas institucionais, clubes, atletas, familiares e visitantes oriundos das regiões envolvidas, designadamente do Alentejo, da Extremadura e Andaluzia espanhola. A comitiva espanhola, oriunda sobretudo da Extremadura e da Andaluzia, tem vindo a crescer e compete pelos primeiros lugares em quase todos os escalões. O Desporto Escolar, através dos Núcleos do Desporto Escolar, também têm vindo a aderir a esta iniciativa.

À semelhança das edições anteriores, o Torneio atribuirá o Troféu Prof. João Pombo ao melhor jogador não sénior e o Troféu António Carmelo à melhor equipa, em homenagem a duas personalidades responsáveis pelo desenvolvimento do Badminton no concelho e distrito de Évora.

A EUROACE e a EUROAAA, atentas às manifestações desportivas que incentivam a salutar competição, o conhecimento mútuo e o reforço da cooperação entre os jovens, adultos e instituições de ambos os lados da fronteira, não quis deixar de renovar a oportunidade para se associar a mais uma Edição do Torneio Luso-Espanhol de Badminton, reforçando a promoção da sua imagem, motivando e estimulando o desenvolvimento desta iniciativa e modalidade desportiva, acreditando que a mesma é importante para o estreitamento das relações raianas, para o mútuo conhecimento entre povos e para o desenvolvimento efetivo de uma cultura de cooperação transfronteiriça.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.