Alentejo Hoje
Twitter rectangular

Reguengos de Monsaraz

João Pedro Pais, Raquel Tavares, Miguel Gameiro e os dj’s Ride e Diego Miranda nas Festas de Santo António

Festas de Santo António decorrem de 9 a 13 de junho

08 Junho 2017 | Fuente: Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz

As tradicionais marchas populares, João Pedro Pais, Miguel Gameiro, Raquel Tavares, a banda Função Pública, Rafa e Beltran e os dj's Ride, Diego Miranda, Eddie Ferrer e Mikas vão animar as Festas de Santo António em Reguengos de Monsaraz, que decorrem entre os dias 9 e 13 de junho, no Parque de Feiras e Exposições. Durante as festividades em honra do padroeiro de Reguengos de Monsaraz realiza-se a terceira edição da feira de vinhos ViniReguengos, onde poderão ser degustadas mais de uma centena de marcas de vinhos portugueses, de Espanha e da Moldova.

A inauguração das Festas de Santo António vai decorrer no dia 9 de junho, às 18h30, seguindo-se o concerto com Miguel Gameiro, às 22h, no palco principal. Vocalista e fundador da banda Pólo Norte e cantor a solo desde 2010, Miguel Gameiro tem mais de uma centena de canções editadas e regressa a Reguengos de Monsaraz para apresentar os sucessos musicais de duas décadas de carreira, mas também a primeira música do novo disco, intitulado "Maria", que celebra a mulher com oito duetos interpretados por oito das mais carismáticas cantoras portuguesas.

Este projeto a solo de Miguel Gameiro vai ser revelado no tempo com o lançamento de um novo single a cada dois meses. O primeiro dueto do cantautor, com Cuca Roseta, chama-se "Aquela Canção" e foi apresentado no dia 8 de março. O lançamento do disco "Maria" vai acontecer no dia 8 de março de 2018 e será composto pelos oito duetos e por mais duas canções de Miguel Gameiro.

A partir da meia-noite, as Festas de Santo António estreiam o conceito Reguengos Emotions, com as atuações do Dj Mikas e do Dj Ride. Os sets do Dj Mikas são caracterizados por sonoridades Deep Soulfull e House Vocal.

O Dj Ride constitui com Stereossauro a dupla Beatbombers, que no ano passado venceu pela segunda vez o campeonato do mundo de scratch e turntablism, na mais recente edição dos IDA World DJ Championships, que decorreu em Cracóvia, na Polónia. Depois da vitória em 2011 na mais importante e prestigiada competição do mundo na arte do scratch e turntablism, de dois segundos lugares em 2010 e 2012 e um terceiro lugar em 2014, a dupla somou assim mais um troféu ao seu palmarés.

Dj Ride já produziu vários discos, como "Turntable Food" (2007), "Psychedelic Soundwaves" (2010), e "Life in Loops" (2012), destacando-se o quarto álbum, "From Scratch" (2015), em que reúne alguns dos mais significativos nomes da música urbana, como HMB, Capicua, Dengaz & Zacky Man, Stereossauro, Mia Holiday, Free The Robots & Lewis M, MGDRV, Holly, Jimmy P, Valete, NBC ou Enoque.

No dia 10 de junho, o programa das Festas de Santo António integra a partir das 9h30 a 12ª Corrida em Família, com partida da Praça da Liberdade. Durante todo o dia decorre no Centro Hípico Municipal uma jornada do Campeonato Regional de Ensino.

À noite, pelas 22h, sobe ao palco Raquel Tavares. A fadista vai apresentar o seu terceiro disco, "Raquel", editado no ano passado e que junta o seu fado, o fado clássico e o fado contemporâneo, com compositores como Rui Veloso, António Zambujo, Caetano Veloso, Miguel Araújo, Tiago Bettencourt, Alfredo Marceneiro, Pedro Homem de Mello, entre outros. Raquel Tavares lançou em 2006 o seu disco homónimo e em 2008 "Bairro".

À meia-noite regressa o Reguengos Emotions com as atuações dos dj's Eddie Ferrer e Diego Miranda. Eddie Ferrer iniciou a sua carreira em 1998 e no seu percurso profissional atuou nas melhores discotecas do país, mas também em festas de referência em países como os Estados Unidos da América, Espanha, Suíça, Brasil, Dubai, Tailândia ou República Checa. Como produtor destaca-se na criação de bootlegs e mashups, tendo editado músicas como "I Luv U Baby", produzida em parceria com Hugo Rizzo e Rodrigo Vieira, e "Drop the Bass", coproduzida com o brasileiro Lyopak.

Diego Miranda é dj desde os 14 anos de idade e é atualmente um dos mais mediáticos dj's nacionais e o único português residente no festival "Tomorrowland". Como produtor distinguiu-se em 2009 com "Ibiza for Dreams" e desde então tem tido um percurso profissional de sucesso, com imensos prémios e atuações nos melhores clubes e festivais nacionais e internacionais.

Presença habitual no DJ Mag Top 100 que inclui os melhores dj's do mundo, Diego Miranda é um artista que não deixará ninguém indiferente à sua música. Os seus sets são uma verdadeira jornada que assumem a evolução da música de dança e levam a pista de dança numa viagem através de paisagens sonoras, abraçando uma sólida base rítmica de influências eletrónicas e progressivas.

As Festas de Santo António continuam no dia 11 de junho, pelas 9h, com o desfile de fanfarras de bombeiros voluntários pelas ruas da cidade. Às 17h30 decorre a Corrida de Toiros comemorativa dos 30 anos de alternativa de Luís Rouxinol.

Na Praça de Toiros José Mestre Batista, os cavaleiros João Moura, Rui Salvador e Luís Rouxinol vão lidar toiros Murteira Grave e Passanha. As pegas vão estar a cargo dos forcados de Monsaraz e de Montemor-o-Novo.

À noite, pelas 22h, vai decorrer o concerto de João Pedro Pais. Após a estreia em 1997 com o álbum "Segredos", João Pedro Pais vai apresentar em Reguengos de Monsaraz o seu sétimo disco de originais, "Identidade", de 2015, gravado entre Londres e Lisboa.

Este será um concerto intimista, "olhos nos olhos", em que as canções novas vão juntar-se aos seus grandes sucessos musicais, como "Ninguém é de Ninguém", "Não Há", "Mentira" ou "Louco Por Ti", tocadas de uma forma mais simples e próximas da sua essência. A fechar a noite, haverá um baile popular com a banda Karisma.

O programa das Festas de Santo António propõe no dia 12 de junho, às 21h, a apresentação das escolinhas de futebol do Atlético Sport Clube, seguindo-se uma hora mais tarde o desfile das marchas populares. Este ano vão atuar as marchas infantis das Atividades de Animação e Apoio à Família e da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz e de adultos do Núcleo Sportinguista de Reguengos de Monsaraz, Associação de Jovens de Reguengos de Monsaraz, Câmara Reguengos Clube, Arte and Heart e Casa do Benfica em Reguengos de Monsaraz.

À meia-noite haverá um espetáculo pirotécnico e depois sobe ao palco principal a banda Função Pública, que atua pelo quinto ano nas Festas de Santo António. Pioneira na introdução do palco móvel em camião, equipado com sistemas de luz/multimédia e ecrãs de alta definição, esta banda apresenta um espetáculo de quase quatro horas com um grupo de bailado e um reportório variado de tributos a artistas nacionais e internacionais.

No dia 13 de junho, dia de Santo António, o programa das festividades inicia-se às 10h com a cerimónia do içar das bandeiras. Pelas 10h30 concentram-se na Praça da Liberdade as Imagens dos Padroeiros das Comunidades Cristãs do concelho, seguindo-se meia hora depois a Eucaristia.

​A partir das 21h30 voltam a desfilar as marchas populares e a encerrar as festividades, às 23h, decorre o concerto com Rafa e Beltran.

III ViniReguengos apresenta produtores de vinho de Portugal, Espanha e Moldova

Durante as Festas de Santo António, de 9 a 11 de junho, o Pavilhão Álamo do Parque de Feiras e Exposições vai receber a III ViniReguengos. Nesta feira de vinhos poderão ser apreciadas mais de uma centena de referências de vinhos de duas dezenas de produtores nacionais, de Espanha e da Moldova.

O programa da III ViniReguengos propõe nos dias 9 e 10 de junho, às 21h, um showcooking com o chef Vitor Costa, do Instituto de Emprego e Formação Profissional. Também no dia 10 de junho, às 17h, realiza-se a eleição da Rainha das Vindimas de Reguengos de Monsaraz, com as candidatas a desfilarem em traje alusivo à vinha e ao vinho, em roupa prática e casual chic. A animação musical estará a cargo do grupo Sevendixie.

No domingo, 11 de junho, às 15h30, haverá um workshop de iniciação à prova de vinhos, e pelas 17h decorre uma prova de vinhos da Rota de Bucelas, Carcavelos e Colares. A partir das 21h realiza-se uma mostra gastronómica de produtos da República da Moldova.

No Parque de Feiras e Exposições haverá também ao dispor dos visitantes várias tasquinhas e bares. Os bilhetes para as Festas de Santo António custam 4 euros nos dias 10 e 11 de junho. Poderá também ser adquirida a pulseira jovem (até aos 29 anos), que pelo valor de 4 euros dará acesso a todos os espetáculos, assim como o bilhete único, que custa 5 euros. Os munícipes com Cartão Social têm entrada grátis.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.