acerca otoño 2
Alentejo Hoje
Twitter rectangular

ALUNOS DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA VISITARAM O CENTRO QUALIFICA DA ESCOLA SECUNDÁRIA GABRIEL PEREIRA

26 Abril 2017 | Fuente: Nota de Imprensa

Um grupo de 16 estudantes, a frequentar o 2.º ano da Licenciatura em Ciências da Educação, da Universidade de Évora, visitaram, na véspera do 25 de Abril, o Centro Qualifica promovido pela Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora.
Os Centros Qualifica são centros especializados na qualificação de adultos. Atualmente, há 24 Centros Qualifica a funcionar no Alentejo.
O objetivo da visita de estudo ao Centro Qualifica foi conhecer a missão, os objetivos e procedimentos de trabalho do Centro, no que se refere ao acolhimento e encaminhamento dos adultos para respostas educativas que respondam às suas expetativas e necessidades de qualificação e de valorização pessoal e profissional, bem como ao desenvolvimento do processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências).
A visita foi conduzida pela equipa pedagógica do Centro Qualifica, nomeadamente pela sua Coordenadora (Prof.ª Luísa Guerreiro); a Técnica de ORVC - Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências (Prof.ª Fernanda Espadaneira) e os formadores das diferentes áreas de competências-chave de nível secundário (Prof.ª Maria José Godinho; Prof.ª Maria Afonso e o Prof. João Alegria).
A equipa do Centro Qualifica deu a conhecer aos estudantes as etapas de intervenção do Centro, explicitou o processo de RVCC escolar (umas das respostas de encaminhamento possível), bem como as restantes ofertas em funcionamento na escola (como entidade formadora), nomeadamente os Cursos do Ensino Recorrente, os Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) e os Cursos de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL).
Na visita, os alunos conheceram o espaço do Centro Qualifica, colocaram questões e esclareceram dúvidas. No final, houve, ainda, tempo para uma breve passagem pelas salas de aula, onde estavam formandos e formadores, nos cursos EFA que funcionam, na escola, em horário pós-laboral.
Esta iniciativa inseriu-se nas atividades letivas dos estudantes, no âmbito de duas disciplinas deste semestre (Educação de Adultos e Educação, Território e Desenvolvimento Local, lecionadas pelos docentes Lurdes Pratas Nico e Bravo Nico, respetivamente) e integrou o X Ciclo de Iniciativas em Educação Comunitária (com o apoio da SUÃO - Escola Comunitária de São Miguel de Machede, Jornal Diário do Sul e Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora).

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.