Twitter rectangular
Alentejo Hoje

Odemira

SANTA CLARA-A-VELHA E ZAMBUJEIRA DO MAR SÃO PRÉ-FINALISTAS

Aldeias Maravilhas de Portugal

10 Abril 2017 | Fuente: Nota de Imprensa

Duas aldeias do concelho de Odemira, Santa Clara-a-Velha e Zambujeira do Mar, foram selecionadas para a lista das 49 aldeias candidatadas às 7 Aldeias Maravilhas de Portugal.

As aldeias de Santa Clara-a-Velha, na categoria de Aldeias Ribeirinhas, e Zambujeira do Mar, na categoria de Aldeias de Mar, passaram à fase de votação pública que irá decorrer durante as 7 Galas a emitir pela RTP, todos os domingos, entre 9 de julho e 20 de agosto. A Gala Final, onde serão conhecidas as 7 vencedoras, terá lugar a 3 de setembro.

Santa Clara-a-Velha concorre na categoria de “Aldeias Ribeirinhas”. Esta aldeia branca e florida, do interior do concelho, desenvolveu-se em redor da Igreja de Santa Clara de Assis (séc XVI), junto às terras férteis do vale do rio Mira. A água assume um papel determinante na identidade da localidade, sendo ponto de referência a barragem de Santa Clara construída pelo Estado Novo, cuja albufeira cobre uma área de 1986 hectares, sendo das maiores da Europa.

Zambujeira do Mar, que concorre na categoria “Aldeias de Mar”, é uma aldeia marítima, de casario concentrado e harmonioso, que encontrou no mar a sua fonte de inspiração. Rodeada de praias e falésias imponentes, a sua identidade marítima é vincada pela destreza da sua comunidade piscatória e pelas artes tradicionais preservadas ao longo de gerações. Insere-se no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que protege uma flora e fauna selvagens únicas. Em 2012 a Praia da Zambujeira do Mar foi eleita a Melhor Praia Urbana do país e o Parque Natural que a protege, foi em 2010 finalista nas Maravilhas Naturais, no âmbito do concurso das 7 Maravilhas.

O Município de Odemira candidatou quatro aldeias a cinco categorias do concurso 7 Aldeias Maravilhas de Portuga, com o objetivo de promover as aldeias e o território e, por conseguinte, a identidade coletiva do concelho.

Além de Santa Clara-a-Velha nas Aldeias Ribeirinhas e Zambujeira do Mar nas categorias de Aldeias de Mar e Aldeias em Áreas Protegidas, o Município candidatou também São Martinho das Amoreiras nas Aldeias Autênticas e Vale de Santiago nas Aldeias Rurais.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.