MaloSaraMatos
Alentejo Hoje

EDIÇÃO DIÁRIA

Conversa e exposição sobre o que as mulheres sabem fazer

Santiago do Cacém assinalou Dia Internacional da Mulher

07 Março 2017 | Publicado : 15:37 (07/03/2017) | Actualizado: 16:28 (07/03/2017)

O átrio do Auditório Municipal António Chaínho, em Santiago do Cacém, acolheu, no passado sábado, um encontro em torno do tema “O que as mulheres sabem fazer”.
A iniciativa foi promovida pelo núcleo local do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) para celebrar o Dia Internacional da Mulher.
O conto de Marina Colasanti, “A Moça Tecelã”, lido por Maria Joyce, abriu o encontro que contou ainda com dois momentos de dança apresentados pela escola de dança “Dance Choice” e a leitura de poemas de Maria Guilhermina Vicente e José Régio.
Em ambiente descontraído, os temas foram sendo abordados ao sabor da conversa. O conto foi motivo para o início do debate em torno dos recomeços com que as mulheres estão confrontadas, nomeadamente a partir de situações de cancro e da entrada na reforma. A experiência de algumas participantes permitiu a discussão da iniciativa empresarial de mulheres artesãs, nomeadamente enquanto resposta a situações da vida pessoal ou profissional.
A iniciativa contou ainda com uma exposição de trabalhos elaborados por cerca de 20 artesãs e pelas mulheres que integram o projeto “Fazendo e Aprendendo”.
O encontro terminou com a leitura de uma reflexão sobre a situação da luta pelos direitos das mulheres e que convidou à participação na Manifestação Nacional de Mulheres a ter lugar no próximo sábado, em Lisboa.
A sessão foi moderada por Custódia Malveiro, do núcleo do MDM de Santiago do Cacém, e contou também com a participação da vereadora da Câmara Municipal, Margarida Santos, entidade que apoiou a iniciativa, e da presidente da Assembleia Municipal, Paula Santos.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.