acerca el otoño
Alentejo Hoje
Twitter rectangular

Solidariedade

Casa dos sem-abrigo em Portalegre degradada e com lotação esgotada

LUSA

27 Outubro 2015

O Centro de Acolhimento para os Sem-Abrigo (CASA) de Portalegre funciona num edifício antigo, degradado, de acesso condicionado e com lotação “esgotada”, o que leva utentes e responsáveis a considerarem “urgente” a mudança para novas instalações.

Pertencente à Associação de Desenvolvimento Regional d´Entre o Tejo e Guadiana, o centro funciona desde o ano 2000, num edifício do Estado, que apresenta “fragilidades” no telhado, paredes com infiltrações e os sanitários com “algumas deficiências”, relatou à agência Lusa a diretora técnica, Antónia Chambel.

“A lotação está esgotada”, afirmou a responsável, indicando que a instituição acolhe 18 utentes e tem uma vaga para casos de emergência.

Observando que se tem registado, nos últimos anos, um “aumento” no número de solicitações para residir no centro, Antónia Chambel disse ser “urgente” uma mudança de instalações, para um edifício “mais funcional” e para aumentar, também, a capacidade de resposta.

Na opinião da diretora técnica desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), em Portugal, principalmente na província, “há uma lacuna” nesta área, sendo necessário dar uma resposta social a todos aqueles que procuram um teto num centro de alojamento temporário.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.