EL FARO Restaurantes
Alentejo Hoje

CIMAA anuncia

Portalegre com 290 quilómetros de percursos pedestres

14 Outubro 2015 | Fuente: LUSA

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) anunciou que espera ter requalificado, até ao final deste ano, 290 quilómetros de percursos pedestres no distrito de Portalegre, prevendo atingir 600 quilómetros no espaço de dois anos.

“Até ao final deste ano, vamos ficar com aproximadamente metade dos percursos pedestre já em pleno funcionamento e, dentro de dois anos, esperamos alcançar os 600 quilómetros”, adiantou o presidente da CIMAA, Armando Varela.

Ao abrigo do mesmo projeto, a CIMAA espera ainda, nos próximos dois anos, conseguir “tirar partido” das potencialidades que o Rio Tejo tem para oferecer, como “fator potenciador” de captação de turistas e numa perspetiva de economia verde.

“Nós estamos a preparar uma candidatura a fundos da União Europeia para atingir o objetivo dos percursos pedestres que foram definidos, mas também para alargar o âmbito deste projeto à chamada economia verde, tirando partido do Rio Tejo”, disse.

As ações incluídas na requalificação e criação de novas rotas temáticas fazem parte do projeto “Alentejo Feel Nature”, que pretende atingir um total de 47 percursos em todo o território.

O “Alentejo Feel Nature” é um dos projetos “âncora” da Estratégia de Eficiência Coletiva Provere InMotion: Alentejo, Turismo e Sustentabilidade, que incide no Alto Alentejo e no concelho de Estremoz, no distrito de Évora.

Através da criação de rotas temáticas de percursos em natureza, a CIMAA espera conseguir promover o património cultural, arquitetónico e ambiental da região e “gerar riqueza” nas comunidades.

Nesse sentido e inserido no mesmo projeto, os municípios de Marvão e de Castelo de Vide vão acolher, no fim de semana, a iniciativa “Portugal Walking Festival”, dirigida a caminheiros portugueses e estrangeiros com o objetivo divulgar a rede de percursos da região.

Este evento está integrado na iniciativa Provere InMotion, que visa a promoção do território do Alentejo como destino privilegiado para o turismo de natureza, com especial relevo para o turismo de passeios pedestres.
Além das caminhadas, os participantes têm disponível a observação de astros e do espaço, bem como uma saída de campo noturna para observação da vida selvagem.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.