Alentejo Hoje
Twitter rectangular

Escola de S. Lourenço entre as 11 instituições premiadas

Secundária de Portalegre distinguida com Prémio Escola

A Escola Secundária de S. Lourenço, de Portalegre, foi o estabelecimento de ensino alentejano distinguido pelo Ministério da Educação e Ciência com o Prémio Escola 2013-2014, que se destina a reconhecer o trabalho das instituições e uma individualidade que se tenha destacado naquela ano lectivo. O prémio foi entregue quinta-feira, numa cerimónia que teve lugar no Teatro Thalia, no Palácio das Laranjeiras, em Lisboa.

Roberto Dores

05 Maio 2015 | Fuente: Redação D.S.

A secundária portalegrense entra assim no lote das 11 escolas portuguesas premiadas com esta distinção, que foi instituída no ano lectivo de 2012-2013, sendo que além de uma placa e um louvor em Diário da República, os estabelecimentos recebem ainda apoio ao nível de recursos humanos e materiais destinados a projectos culturais e científicos dos alunos.

Quer isto dizer que a Escola Secundária de S. Lourenço se inscreve nos critérios elencados pelo despacho do ministro Nuno Crato, segundo os quais as instituições deveriam procurar promover - “de forma meritória” para serem elegíveis a receber o Prémio Escola - o sucesso dos alunos, a qualidade da aprendizagem, o desenvolvimento do ensino experimental das ciências, a criatividade aplicada nas ciências sociais ou a difusão e fortalecimento do interesse pelas artes.

A diminuição do insucesso escolar e do abandono precoce, que chegaram a estar entre os critérios previstos em 2012, acabaram por ser retirados da lista em 2014.

Na cerimónia em Lisboa foi ainda entregue o Selo Escola Voluntária, traduzido num reconhecimento relativo ao “contributo dos estabelecimentos de educação e ensino que, através de projectos educativos, valorizam as atividades de voluntariado, fortalecem o envolvimento da comunidade educativa no projeto da escola e da escola na comunidade e que contribuem para o desenvolvimento de laços sociais dentro e fora dela”, de acordo com a informação disponibilizada no 'site' da Secretaria-Geral do Ministério da Educação e Ciência. O selo “consiste numa placa a afixar numa parede da escola, com a data da concessão”.

O louvor individual, entregue à personalidade indicada pela escola como a que mais se destacou no trabalho em prol do sucesso escolar dos alunos e das boas práticas no meio escolar, consiste na atribuição de um diploma que, caso seja entregue a um diretor, professor, aluno ou funcionário da escola, será incluído no seu processo individual.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.